Rascunho debate Raduan Nassar

O 69.º número do jornal literário Rascunho ? editado pela Letras & Livros, de Curitiba ? publica um especial sobre os 30 anos do lançamento de Lavoura Arcaica, livro de estréia do escritor paulistano Raduan Nassar. No caderno dedicado à obra, diversos escritores jornalistas e poetas discutem a importância da literatura de Raduan ? autor que, ainda nos anos 70, abandonou o ofício para dedicar-se à criação, não artística, mas de galinhas. Contribuíram com o debate José Castello, Miguel Sanches Neto, Milton Hatoum, Moacyr Scliar, Luiz Ruffato, Antônio Torres, Deonísio da Silva, Fabrício Carpinejar, Paulo Franchetti, Paulo Camargo, Daniel Piza, Amilcar Bettega, Nelson de Oliveira e Alberto Mussa. 

Ainda nesta edição de janeiro, o jornalista e editor do Rascunho Rogério Pereira entrevista a escritora Adélia Prado, que recentemente lançou o livro Quero Minha Mãe, narrativa em que investiga as incertezas do homem diante da morte. ?Envelhecer é uma chance de armistício com a dura realidade da morte?, diz Adélia. Sobre a coletânea 71 Contos de Primo Levi, o escritor Luís Augusto Fischer fala da mistura de realismo, alegoria e fábula que caracteriza o estilo do autor italiano.

Resenhas e prosa inédita

Com o caderno Dom Casmurro ? dedicado à publicação de prosa e poesia inéditas ?, colaboraram os escritores Mayrant Gallo e Tereza Yamashita. Ambos enviaram os contos ?O Sol no Horizonte? e ?Uma Só Palavra?, respectivamente. A seção ?Oceanos ? Literaturas de Língua Portuguesa?, organizada pelo escritor mineiro Luiz Ruffato, traz o conto ?Malaque…?,  do moçambicano Rogério Manjate, editor da revista literária Maderazinco. O escritor pernambucano Fernando Monteiro publica novos capítulos do seu romance-folhetim O Inglês do Cemitério dos Ingleses. E o artista gráfico Ricardo Humberto apresenta outra de suas ilustrações na página ?Otro Ojo?, dessa vez dedicada aos personagens de Lavoura Arcaica. 

Entre os livros brasileiros resenhados pelo Rascunho de janeiro estão Joana a Contragosto, de Marcelo Mirisola (por Marcio Renato dos Santos); Olho de Rei, de Edgar Telles Ribeiro (por Adriano Koehler); e A Vida Sexual da Mulher Feia, de Claudia Tajes (por Luiz Paulo Faccioli). Já o caderno Viramundo, dedicado à literatura internacional, apresenta resenhas de Junta-Cadáveres, do uruguaio Juan Carlos Onetti (por Andrea Ribeiro); Paciente 67, do norte-americano Dennis Lehane (por Fabio Silvestre Cardoso); Sábado, do inglês Ian McEwan (por Paulo Krauss); e Uma Escola para a Vida, da escocesa Muriel Spark (por Luís Henrique Pellanda).

Jornalistas e ensaios

Outros destaques do mês: o jornalista Paulo Polzonoff Jr. entrevista o repórter da TV Globo Fernando Molica, que acaba de lançar seu terceiro livro, Bandeira Negra, Amor. Fernando Monteiro publica um ensaio sobre os 30 anos de morte do poeta e cineasta italiano Pier Paolo Pasolini. O escritor Nelson de Oliveira conclui o seu ensaio, em três partes, acerca do romance Salomé, de Menotti Del Picchia. E a pesquisadora da UnB Regina Dalcastagné rebate o polêmico fórum sobre personagens literários promovido no Rascunho 68.

O Rascunho 69 também conta com as colunas ?Translato?, de Eduardo Ferreira, ?Rodapé?, de Rinaldo Fernandes, ?Vidraça? (notas sobre o mundo literário), ?Vaga-lume? (lançamentos de poesia brasileira) e ?Prateleira? (lançamentos de prosa nacional e internacional).

Para assinar o Rascunho

O Rascunho é um jornal literário de circulação mensal e nacional, criado em Curitiba, em abril de 2000, pelo jornalista Rogério Pereira. Sua assinatura semestral custa R$ 30. Para assiná-lo, os interessados devem escrever para rascunho@onda.com.br.

www.rascunho.com.br

Voltar ao topo