Querido Usbek…

Em 1721, Charles de Secondant, Senhor de Montesquieu, publicou um romance em forma de cartas, onde conta a história de um nobre persa que resolve passar 10 anos no ocidente, mais especificamente em Paris, para conhecer melhor os costumes, a política, a economia e a religião da sociedade ocidental.

Através de cartas ele faz uma comparação de um lugar com o outro. Como não quisesse se expor fez o que outros autores da época faziam, publicou Cartas Persas, não como se fosse de sua autoria, mas como se tivesse encontrado estas cartas em algum lugar e que pelo conteúdo bastante polêmico, achou que era pertinente a sua publicação, mas na realidade era nada mais que a sua visão sobre a sociedade da época tanto num lugar como no outro.

Inspirada pelo que até hoje é motivo de discussão no mundo inteiro: a condição e a posição da mulher na sociedade, principalmente a mulher dessa região. A Rua das Flores teatro-dança, foi buscar nesta obra de Montesquieu o seu ?Querido Usbek…?

Os ocidentais sentiam que no Oriente o sexo era mais importante que na Europa. Que dizer, de lugares onde as mulheres vivem presas ao prazer de um só homem, a idéia de harém (aqui chamado serralho), ainda suscita fantasmas. Montesquieu escreve dividido entre essa fantasia masculina e sua convicção de que os dois sexos têm direitos iguais.

Serviço:
Local: Espaço dois (Rua Comendador Macedo 431, esq.com General Carneiro).
Dia 19 de novembro a 18 de dezembro de quartas a sábados às 21h e domingos às 20h. Informações: 3362 6224.

Voltar ao topo