Projeto Sesquicentenário nas escolas paranaenses

d82_141104.jpgEmbora os festejos tenham ocorrido no ano passado, o Projeto Sesquicentenário do Paraná no Contexto Escolar continua. Sua elaboração é de iniciativa da equipe pedagógica da área de História do Departamento de Ensino Fundamental, cuja finalidade é disponibilizar exposições e material didático sobre o Paraná para educadores do Ensino Fundamental e Médio da Rede Estadual de Ensino.

O material foi produzido no período de março de 2003 a março de 2004. Teve o apoio da Sema – Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, da Seed – Secretaria de Estado da Educação do Paraná e de Adilar Cigolini, geógrafo. Foram realizadas pesquisas nas bibliotecas particulares, na Biblioteca Pública do Paraná, na Secretaria de Estado da Cultura, no Museu Ferroviário e no Museu Paranaense.

Vários professores de História e Geografia participaram do projeto, por intermédio de palestras e oficinas pedagógicas. Resultado: os professores se reciclaram e estão aptos a levar adiante os conhecimentos adquiridos. Assim, em cada semana, uma escola recebe o material, que é composto de banners de mapas e imagens, tripés e de um grupo de lâminas para retroprojeção (este fica na escola). A exposição itinerante é coordenada pelos NREs – Núcleos Regionais de Ensino.

Entre os dias 18 e 22 de outubro de 2004, a Escola Estadual Professora Rosa Frederica Johnson-Ensino Fundamental, situada à Rua João Antunes de Lara, 47, bairro Cachoeira, Almirante Tamandaré-PR, se beneficiou do material. O evento foi enriquecido com as palestras de Aramis Chain, livreiro e professor de História.

O palestrante retomou os estudos das origens do Brasil, passeou pelas origens do Paraná (em Paranaguá) e chegou aos temas atuais de interesse paranista, como Itaipu Binacional.

Após o uso desses recursos didáticos é esperado que os professores elaborem pesquisas sobre temas paranaenses (Tropeirismo, Contestado, Etnias, Ferrovias, Erva-Mate e outros), inclusive conteúdos de História local, e os divulguem na Internet, no Portal Dia-a-dia Educação.

Exemplo dessa prática é o da escola acima citada, que, desde abril, com orientação do professor de História (turno matutino), com a participação dos estudantes e comunidade, vem realizando resgate histórico do bairro Cachoeira. A expectativa de conclusão do trabalho e publicação da pesquisa é para abril de 2005.

Existe também o Projeto Folhas, voltado à pesquisa. O professor deverá se debruçar sobre conteúdos pertinentes ao Ensino Médio e aprofundá-los. Conforme documento explicativo no Portal Dia-a-dia Educação, os objetivos do Projeto Folhas são "a produção, validação e publicação de material didático pelos profissionais da Educação. O desenvolvimento da prática de pesquisa por meio de seu exercício: reflexão e sistematização de conteúdos que se constituem como atividades de aprendizagem e formação. Oferecer aos estudantes e docentes material didático de qualidade, produzido, validado e veiculado de forma democrática".

Os dois projetos zelam pela formação continuada e geram avanços na carreira profissional do professor, ou seja, enquanto se aprende e se produz conhecimento a partir da pesquisa, o docente é valorizado e promovido.

Essas iniciativas impulsionam e recuperam a auto-estima do professorado.

Jorge Antonio de Queiroz e Silva é pesquisador, historiador, professor. Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná.

queirozhistoria@terra.com.br

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