Professora do Conservatório de MPB classifica-se para o Prêmio Visa 2005

A professora de canto Ana Cascardo, do Conservatório de MPB da Fundação Cultural, é a única representante do Paraná classificada para a 8.ª edição do Prêmio Visa de Música Brasileira, um dos mais importantes do País. Ela concorreu com 2.686 inscritos de todo o Brasil, um número recorde de inscrições nos oito anos do evento.

Ana agora tentará passar pelas fases eliminatória e semifinal para ficar entre os três finalistas, que irão apresentar-se no dia 19 de outubro no espaço Tom Brasil, em São Paulo. Eles concorrerão ao prêmio de 110 mil reais, mais a gravação de um CD. O segundo colocado ganhará 50 mil, e o terceiro, 30 mil. A primeira eliminatória acontecerá no dia 29 de junho, às 20h30, no Espaço Promon, em São Paulo. Nomes como os de Consuelo de Paula e Luciana Alves, intérpretes reconhecidas nacionalmente, estão entre os selecionados na edição deste ano, dedicada à categoria Vocal.

Ao comentar a classificação, Ana lembra, emocionada, o início da carreira, na década de 80. Dos 11 aos 19 anos, ela e os irmãos animavam bailes e bares de Itajubá, no Sul de Minas Gerais. Em 1985, Ana iniciou os estudos de teoria musical com a pianista Heloisa Feichas. Em 1993, veio morar em Curitiba e continuou a estudar canto. Participou de oficinas com Elza Soares e grandes nomes da música brasileira em várias edições da Oficina de Música de Curitiba. Depois, entrou no grupo vocal Brasileirão, do Conservatório de MPB da Fundação Cultural, onde começou a dar aulas há cinco anos.

?Não tenho investido muito na carreira de cantora; estava mais concentrada em me aperfeiçoar como professora?, conta Ana, hoje com 33 anos. ?Apesar de ter aprendido muito dando aulas no Conservatório de Música Popular Brasileira, fiquei surpresa com a aceitação do material que enviei. Esse resultado dá um gás na minha carreira.?

Em 1995, Ana ficou em primeiro lugar no Festival de Intérpretes do Sesc da Esquina. Em 98 e 99, consecutivamente, foi indicada como melhor cantora. Em 2000, ganhou o prêmio de melhor intérprete no Festival Estação da Canção. Ela já participou de diversos CDs de compositores e intérpretes paranaenses e tem seu trabalho solo pronto para ser editado.

Quando soube do prazo para inscrever o trabalho no evento, Ana teve dúvidas. ?Meus amigos me incentivaram muito para que eu enviasse o material para São Paulo. Mandei na última hora?, lembra. ?Estar entre os 24 classificados entre 2.686 inscritos já é um prêmio e tanto.?

Ao lado do pianista e arranjador Fábio Cardoso, Ana prepara quatro músicas para a primeira eliminatória no final de junho. Ela interpretará para o corpo de jurados canções de Edu Lobo, Chico Buarque, Jacob do Bandolim e João Bosco e Aldir Blanc. O Prêmio Visa de Música Brasileira foi criado em 1998 e, atualmente, é um dos eventos mais importantes da música brasileira no País. Seu principal objetivo é revelar talentos e proporcionar novas perspectivas aos artistas amadores ou profissionais que se dedicam a essa arte. Com isso, o prêmio estimula o reconhecimento desses músicos, colaborando para o aprimoramento contínuo da cultura nacional.

Voltar ao topo