Preparativos para festival de dança 2007

O Festival de Dança de Joinville 2006 encerrou há um mês, mas os trabalhos da comissão organizadora não param. Esta semana o Instituto festival de Dança já deu a largada para os preparativos do Festival 2007, ano que marca o jubileu de prata de um dos mais importantes eventos de dança no País e, segundo a edição do Guinnes Book 2005, o maior do mundo.

Nos dias 30 e 31 de agosto o conselho artístico reuniu-se com a Coordenação Executiva do Festival para deliberar as primeiras tratativas para a 25.ª edição do evento que acontece de 18 a 28 de julho do ano que vem. No encontro foram apresentadas as duas novas integrantes do conselho artístico, Ângela Nolf e Ângela Ferreira que, junto com as críticas de dança Silvia Soter e Suzana Braga, têm o papel de sugerir novidades, nomes de companhias e jurados, além de auxiliar na formatação do programa de cursos e outras atividades.

Na reunião, um balanço da edição recente, trâmites da agenda 2007 e acertos de regulamento. Uma das mudanças mais significativas é a antecipação das inscrições para a seleção da mostra contemporânea para janeiro, fato que garante maior tranquilidade para os bailarinos profissionais e também para a organização de agenda após a divulgação dos selecionados, em fevereiro. Para a Mostra Competitiva, Palcos Abertos e o Festival Meia Ponta as inscrições para as seletivas permanecem em abril.

Em 2007, a comissão organizadora promete, ainda, ampliar a oferta de horários de apresentações com eventos simultâneos e públicos distintos. Isso aconteceu com sucesso em 2006 com a apresentação da Cia Dani Lima na mostra contemporânea, em noite especial. Enquanto a companhia realizava apresentação para 250 pessoas na Cidadela Cultural Antarctica, outras 4 mil assistiam à Mostra Competitiva na arena principal do Centreventos Cau Hansen.

O Instituto prevê as tradicionais noite de abertura e de gala com grupos e companhias de renome e já começa os contatos em busca de agendas/turnês que sejam compatíveis à do festival. Em 2006 as atrações foram o Teatro Municipal do Rio de Janeiro e a David Parsons Dance Company. Em 2005 subiram ao palco do Centreventos o balé nacional da Polônia, o Mazowsze, e a Raça Cia. de Dança.

De acordo com a coordenadora executiva do festival, Iraci Seefeldt, o Instituto planeja várias ações significativas que irão envolver os governos estaduais e municipais, entidades e instituições locais para a realização do projeto. ?Afinal, são 25 anos de festival, um evento que mexe e promove a cidade, acompanhando seu crescimento. Queremos que 2007 seja um marco na integração do evento com a cidade?, observa. Os projetos comemorativos aos 25 anos do festival devem envolver, por exemplo, a movimentação do centro de Joinville, com a instalação de uma grande tenda na Praça Nereu Ramos, onde tradicionalmente é montado um Palco Aberto.

Voltar ao topo