Prêmio Jorge Amado contempla melhor da dança

As indicações ao Prêmio Nacional Jorge Amado de Literatura e Arte, que este ano contempla a dança, podem ser encaminhadas até o dia 29 de abril para a Secretaria da Cultura e Turismo do Estado da Bahia (SCT), em Salvador, na Avenida Tancredo Neves, 776 – Bloco B, Pituba, CEP 41823900. O prêmio, instituído pelo governo do Estado da Bahia, através da SCT, em agosto de 2001, no valor de R$ 100 mil, é o maior do País destinado à área cultural e homenageia o escritor baiano Jorge Amado.

O lançamento oficial do Prêmio Jorge Amado, no Paraná, ocorre nesta segunda-feira (28), às 17h, no Auditório Brasílio Itiberê, anexo à Secretaria de Estado da Cultura (Rua Ébano Pereira, 240) com entrada franca e aberto ao público. Estão programadas duas apresentações de dança para o evento: uma do bailarino baiano Paulo Fonseca, com a coreografia Navio negreiro e, logo após, Fascinação, com o paranaense Wanderley Lopes.

Prêmio

Podem concorrer candidatos brasileiros ou estrangeiros residentes e domiciliados no País, que tenham se destacado por sua obra ou conjunto da obra em nível de excelência, indicados por uma instituição cultural pública ou privada sediada em qualquer estado do Brasil. Segundo o governador da Bahia, Paulo Souto, o Prêmio Jorge Amado já é muito respeitado e admirado no País, colocando a Bahia em uma posição de vanguarda do ponto de vista da política cultural. ?Jorge Amado foi um dos maiores arautos da cultura popular da Bahia para o Brasil e para o mundo?, destaca o secretário da Cultura e Turismo da Bahia, Paulo Gaudenzi.

A cada ano, uma linguagem diferente é premiada. Em 2004, o prêmio foi dedicado à música erudita e teve como vencedor o compositor catarinense Edino Krieger. A edição de 2003 enfocou o teatro, com a premiação da atriz Cleyde Yáconis, enquanto a primeira versão, em 2002, contemplou a literatura, sendo premiado o escritor Ariano Suassuna.

Em junho, a comissão de seleção do prêmio escolhe no mínimo dois e no máximo dez dossiês indicados para a decisão do júri. A segunda etapa acontece em julho, quando o júri se reúne em Salvador para decidir qual o vencedor e indicar a área de premiação do ano seguinte. O prêmio será entregue em Salvador, em solenidade pública, presidida pelo governador do Estado da Bahia, no dia 10 de agosto, data de aniversário de nascimento do escritor Jorge Amado.

Voltar ao topo