Pico na Veia, de Trevisan, no Guairinha

Estréia amanhã, no Guairinha, a peça Pico na Veia, a mais recente produção do Teatro de Comédia do Paraná, com direção de Marcelo Marchioro e baseada em textos de Dalton Trevisan. Embora não seja dramaturgo, Dalton Trevisan é um escritor que há tempo mantém respeitosa cumplicidade com o teatro.

Conciso na arte de escrever, delineia com precisão suas personagens que fazem as delícias dos atores e diretores – e de resto, do público que comparece aos espetáculos. Marcelo Marchioro, que em 2002 dirigiu Mário Schoemberger em O Ventre do Minotauro, colocando em cena o universo daltonesco, volta a trabalhar com a mesma matéria-prima em Pico na Veia, produção do Teatro de Comédia do Paraná, do Centro Cultural Teatro Guaíra.

Como sabem de antemão os fãs do escritor, desenha-se no palco a Curitiba dos livros, que serve de alma e cenário para seus contos. Porém, detalha Marchioro, ela está ?mais atemporal do que nunca?. Não dá para precisar uma única época que abrigue os destinos das variadas personagens que por ali passam. O diretor, que juntamente com o escritor fez a seleção dos contos – cerca de 30, extraídos desde obras mais antigas aos escritos inéditos -, deixa claro que a peça tem por base a cidade.

?Tudo se reflete, de uma maneira ou de outra, em Curitiba. São coisas que tem a ver com ela ou seus arredores. Nossa intenção é fazer esse retrato do que ela seja. Como disse para o Dalton em outro espetáculo, Curitiba é uma pequena Macondo. Uma aldeia quer dizer o mundo inteiro?, explica Marchioro. Ele classifica o autor de contista e poeta, sendo que sua função é traduzir e colocar no palco não somente a poesia, mas também a filosofia, o pensamento, o olhar de Trevisan sobre o mundo dando vida a uma gama de homens e mulheres através de cinco atores escolhidos a dedo: Zeca Cenovicz, Rodrigo Ferrarini, Claudete Jorge, Silvia Monteiro e Rafael Rocha. Cada qual defende vários papéis.

Serviço: Pico na Veia, Teatro de Comédia do Paraná, Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha). De 12 a 29 de maio e de 1 a 5 de junho.

De quarta a sábado às 21h e domingos às 19h.

Ingressos: R$ 5,00

Voltar ao topo