Paulista volta a Curitiba com espetáculo de sucesso

Depois de várias temporadas de sucesso com "O Caixeiro Viajante ou o Vendedor de Ilusões", segue em apresentação no 15º Festival de teatro de Curitiba 2006, que acontece de 16 a 26 de março, o espetáculo que vem emocionando platéias.

E isso não é exagero não. Sem dizer nenhuma palavra, utilizando uma forma arrojada e uma linguagem corporal apuradíssima vinda do butoh, capaz de se fazer entender por qualquer idade e nacionalidade, João Roberto utiliza vários bonecos, de diversos tamanhos e técnicas para trafegar no universo dos contos de fadas e contar uma história de uma princesa que foi transformada em sereia.

O espetáculo teve sua estréia no X Festival Nacional de teatro de Presidente Prudente-SP, em setembro de 2003; foi concebido para ser executado em espaço convencional e alternativo, como espetáculo de rua.

O Espetáculo fez temporada de muito sucesso no 13º FTC – Festival de Teatro de Curitiba/2004 onde foi apresentado nas Ruínas de São Francisco ? Curitiba-PR, tendo também participado de apresentações na Mostra Metropolitana em algumas escolas nas cidades de Colombo, Pinhais, Piraquara, São José dos Pinhais e Araucária, fazendo um público de mais de 5.000 crianças, além de professores e pais de alunos.

Em maio de 2004, fez temporada em Belo Horizonte-MG no Teatro Sesi Holcim e algumas cidades do interior de Minas Gerais. Devido ao sucesso da edição anterior do FTC, em 2005 voltou a programação do 14º Festival de Teatro de Curitiba e da Mostra Metropolitana sendo também apresentado em Colombo-PR e Araucária-PR, sendo considerado um dos três melhores espetáculos infantis do festival pela Gazetinha ? Suplemento Infantil do Jornal Gazeta do Povo de Curitiba-PR com nota 10; e foi também destaque no Jornal Hoje e no Fantástico sobre o mesmo assunto.

Em 2005 também participou do 9º FENATIB – Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau, do 6to Encuentro De Teatro En El Corazón Del Mercosur em Paso de los Libres-Corrientes-Argentina, 2º Festival Internacional de Teatro Popular – FINTEPO 2005 em Tláhuac-México-DF, XXXI Festival Internacional Cervantino Callejero del CLETA em Guanajuato-México, IV Mostra Rio São Paulo de Teatro de Rua Paraty – Rio de Janeiro.

O espetáculo é uma inspiração e homenagem ao escritor Hans Christian Andersen, que foi um escritor de histórias para crianças de todas as idades, mas muito mais do que isto. Foi um jornalista crítico com um grande entusiasmo pela ciência, um pensador existencialista, um escritor de relatos de viagem muito observador, um romancista apaixonado, um esmerado artista de figuras de papel.

Em 2005, bicentenário de seu nascimento, Hans Christian Andersen renasceu como autor em toda a sua plenitude. As qualidades contidas no universo de Hans Christian Andersen são de valor inestimável e serão celebradas ao redor do mundo. Sua genialidade reside no fato de possuir algo que é vital tanto para crianças quanto para adultos. Seus escritos contêm verdades universais sobre a natureza humana e psicologia, cruciais para o desenvolvimento de cada indivíduo.

Hans Christian Andersen possui algo a oferecer para cada um de nós, assim como a figura do ?Caixeiro Viajante?.

Com extenso currículo e várias premiações nacionais e internacionais, o autor e intérprete do espetáculo João Roberto de Souza, mergulhou no projeto de seu primeiro espetáculo voltado para crianças de todas as idades.

João Roberto ressalta que estava em dívida com seu público mais fiel e exigente, em outras obras, as crianças também se identificavam com os vários personagens criados em várias situações de seu repertório que já somam mais de 20 espetáculos de longa duração, sendo que mais da metade é de espetáculos solo.

Um dos pioneiros e o grande divulgador do butoh no Brasil, João Roberto desenvolveu ao longo dos seus 24 anos de pesquisa e desenvolvimento desta técnica, uma metodologia própria – o Aiar Butoh que tem exportado para várias partes do mundo por onde ministra seus cursos e oficinas.

Serviço
"O CAIXEIRO VIAJANTE ou O VENDEDOR DE ILUSÕES"
Local: Ruínas de São Francisco
15º Festival de Teatro de Curitiba – PR.
De 16 a 26 de março.
Dias: 16 às 12h, 17 às 10h30, 18 às 14h00, 19 às 15h30,
24 às 15h30, 25 às 10h30, 26 às 14h00

Voltar ao topo