Para os roqueiros de plantão, hoje é o dia!

Para muitos o número 13 significa azar. Mas para os roqueiros de plantão, hoje é dia para se comemorar. Reconhecido como Dia Internacional do Rock?-n?-Roll, 13 de julho é comemorado desde 1985 como a data símbolo desse estilo musical irreverente, que cativa a muitos e influência gerações até hoje.

As primeiras bandas de rock surgiram nos anos 50s, quando os jovens da época se identificavam com os estilos rebeldes de cantores como Elvis Presley, Chuck Berry e Little Richard. Já nos anos 60s, os Beatles invadem a cena emplacando os sucessos I want to hold your hand e She loves you. Na mesma década, Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Vanderléa começam a dar os primeiros passos do estilo no Brasil. Daí por diante, nos anos 70s e 80s, o rock ganha uma batida mais forte e pesada. Bandas como Led Zeppelin e Black Sabbath representam o movimento. Por aqui, Raul Seixas é quem fazia sucesso com as músicas Maluco beleza e Há dez mil anos atrás. Já a década 90 foi marcada pelo surgimento do movimento grunge, onde bandas como Pearl Jam e Nirvana lideravam as paradas em todo o mundo.

Durante todos esses anos, o rock consagrou-se não apenas como um tipo de música, mas também uma maneira seguida por muitos de se levar a vida. Exemplo disto é a banda curitibana Relespública, que desde 1989 representa o estilo nas noites da capital.

Influenciados pelos grupos The Who e Ira!, a banda tornou-se referência para o rock curitibano durante os quase 20 anos de estrada. ?A vontade de viver de música superou todas as dificuldades que tivemos como a falta de dinheiro e de lugares para ensaiar?, conta o vocalista Fábio Elias. Ele diz ainda, que todo o caminho percorrido está sendo recompensado. ?Hoje em dia, devido a nossa persistência, o público nos acompanha, comparece e canta muito nos shows. O pessoal adotou a Relespública como exemplo de banda de rock curitibana, isso nos deixa muito orgulhosos?, reforça o músico.

Foto: Allan Costa Pinto
Outra banda curitibana é o Charme Chulo, que apresenta um som irreverente, o chamado rock caipira.

O rock possui várias vertentes, desde o clássico até o heavy metal, porém, um estilo que se destaca é o da banda curitibana Charme Chulo, que, segundo eles próprios, apresenta um som irreverente, o chamado rock caipira. ?A banda tem dois lados. O influenciado pelo rock e pop dos anos 80s. E o caipira, que traz sons típicos da música caipira e de moda de viola no Paraná. Buscamos assim, apresentar uma proposta mais inusitada de rock à capital?, explica o vocalista Igor Filus.

Ainda segundo a banda, o espaço para divulgação de bandas alternativas é pequeno na capital. ?Curitiba tem um espaço cultural muito restrito. Para nós que começamos do zero, sem fazer cover de artistas, foi complicado?, conta Filus.

Quando perguntados sobre o rock, a resposta foi imediata.

?O rock é uma atitude que está acima da música em geral. Com uma viola, por exemplo, chocamos mais que um metaleiro distorcendo sons de uma guitarra?, acrescenta a banda.

Lugares para balançar a cabeça ao som de rock?-n?-roll

Procurando um lugar para curtir um autêntico rock and roll em Curitiba? A equipe de reportagem de conversou com as bandas Relespública, Charme Chulo e Mixtape e apurou dicas de lugares onde é possível deixar os problemas de lado e balançar a cabeça ao som de um bom rock.

*Empório São Francisco.

Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1138 – Alto São Francisco. (41) 3222-0301.

*Hangar Bar.

Rua Dr. Muricy 1091, Centro. (41) 3077-8189.

*Ópera 1.

Avenida Jaime Reis, 313, Alto São Francisco. (41) 3224-8584.

*John Bull Pub.

Rua Mateus Leme, 2204, Centro Cívico. (41) 3252-0706.

*92º Café.

Rua Desembargador Benvindo Valente, 280. Alto São Francisco. (41) 3308-2792.

*Jokers.

Rua São Francisco, 164, Centro. (41) 3324-2351.

*James.

Rua Vicente Machado, 894, Centro. (41) 3222-1426.

*Porão Rock Clube.

Rua Presidente Carlos Cavalcanti,1188, Alto São Francisco. (41) 3324-8678.

*Wonka Bar.

Rua Trajano Reis, 326, Alto São Francisco. (41) 3026-6272.

*Crossroads.

Av. Iguaçu, 2310, Água Verde. (41) 3243-3711.

Voltar ao topo