Para a estante infantil

Numa homenagem ao centenário de nascimento de Cândido Portinari, a editora Mercuryo Jovem reúne a sagacidade de Ana Maria Machado e a arte do homenageado em Portinholas, inteligentemente ilustrado por Luís Baêta Bastos.

O título é uma referência às portas que se abrem para a imaginação através da arte e da brincadeira. No livro, uma menina encontra nas pinturas de Portinari as portinholas para o céu. O livro traz as mais famosas telas do pintor e, ao final, informações sobre elas, num resumido glossário.

Ione Nassar, editora de Literatura Infantil e Juvenil da Mercuryo, observa bem apropriadamente que Portinholas “é um livro diferenciado e inteligente e sua proposta de texto, de seleção de imagens e de acabamento está muito longe da facilitação vista em muitas obras oferecidas ao público infantil. Ana Maria respeita a inteligência e a sagacidade da criança. Portinari adorava conversar com as crianças e retratava-as com realismo, doçura e leveza”.

Já a dança é o tema de A Felicidade das Borboletas (Melhoramentos), de Patrícia Secco com ilustrações de Daniel Kondo. É sobre Marcela, uma menina cega que pediu à mãe para aprender a dançar. E conseguiu realizar o sonho porque sabe ver com o coração. É também de Patrícia Secco o livro O Grande Dia, que aborda outra deficiência. No caso, é o menino Rodrigo que, ainda sem poder correr ou pular, tornou-se uma espécie de técnico do time de futebol da escola.

Voltar ao topo