Osesp inicia série de concertos comemorativos

O aniversário oficial é no dia 13 de setembro – nesta data, há 60 anos, foi publicada a lei 2.733, com a qual o então governador Lucas Nogueira Garcez determinava a criação da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Mas a orquestra já faz, a partir desta quinta-feira, 14, concertos especiais na Sala São Paulo para marcar a data, sob a regência de Marin Alsop.

A cereja no bolo da festa é uma celebração da música americana – a Osesp promove a estreia brasileira do Concerto para Saxofone e Orquestra do compositor John Adams, peça que evoca raízes musicais dos EUA, do jazz ao universo clássico de Leonard Bernstein. O solista será o também americano Timothy McCalister. “Um grande compositor encontra uma maneira de unir esses dois mundos”, diz McAllister ao jornal O Estado de S.Paulo. “Adams demonstra um rigor clássico que permite que influências do jazz sejam ouvidas por meio da voz do saxofone.”

A escolha da obra para este concerto responde sob medida à tentativa, marca recente da orquestra, de se firmar como um conjunto internacional. A peça, afinal, foi encomendada a Adams pela Osesp, em parceria com as orquestras de Sydney, Saint Louis e Baltimore – e, depois de estrear nesses centros, chega agora a São Paulo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Voltar ao topo