Os trabalhos de Lasar Segall no MON

Estréia hoje no Museu Oscar Niemeyer (MON) a exposição Segall Realista. A apresentação marca o cinqüentenário do falecimento do artista lituano naturalizado brasileiro Lasar Segall e os quarenta anos da criação do museu que leva o nome do artista. Os visitantes poderão conferir 135 obras do artista, que vão desde pinturas a óleo a esculturas.

Para o curador Tadeu Chiarelli, a mostra tem como objetivo chamar a atenção para o trabalho do artista. ?A exposição quer mostrar uma visão geral dos trabalhos de Segall. O MON tinha interesse em realizar uma apresentação do artista. Então, essa seria uma boa oportunidade de mostrar ao público paranaense as obras de Segall, até porque a apresentação é inédita em Curitiba?, diz Chiarelli.

Para a seleção das obras, o curador passou mais de um ano escolhendo as obras do artista. A maior parte delas vem do Museu Lasar Segall, em São Paulo. Há ainda trabalhos que vieram de acervos particulares, vindos de São Paulo, Fortaleza e Rio de Janeiro.

Chiarelli afirma ainda que ?a mostra vai chamar a atenção do público devido a qualidade do artista. Acredito que a exposição merece ser vista por todos aqueles que apreciam obras de arte?.

A mostra vai ser dividida em três módulos. Primeiro, abre com o período expressionista de Segall, cujas obras são consideradas de vanguarda. O segundo módulo é o realista, em que o artista recupera certos pressupostos da tradição visual anterior à sua experiência expressionista. O último módulo abrange o período mais abstrato da carreira de Segall.

Voltar ao topo