Onde me doem os ossos

O publicitário Ernani Buchmann e o cartunista-ilustrador Luiz Solda autografam hoje Onde me doem os ossos (GET Edições, 70 páginas), uma coletânea de irônicas crônicas sobre Curitiba, algumas inéditas e outras já publicadas.

Definindo-se como um curitibano que veio de Joinville, Buchmann diz que o livro mostra “o que há de melhor e o que deve ser criticado em Curitiba”. Explica e brinca que, não por acaso, Onde me doem os ossos tem lançamento no Dia da Mentira. “O livro trata de coisas que são mera ficção, como o carnaval de Curitiba. Ele parte da minha maneira de escrever que é um olhar bem-humorado das coisas, numa cidade que é meio taciturna.”

Para selecionar os textos e crônicas, Buchmann revela que procurou uma unidade: “A minha seleção teve como ponto de partida a minha memória afetiva, textos que falam sobre minha Curitiba”. Livro pronto, o original ainda levou quase um ano para sair da gaveta. E quando saiu ganhou, em uma mês, as ilustrações do cartunista Solda, amigo de longa data do escritor – quando começaram a trabalhar juntos no extinto Jornal do Humor, em 1975. Buchmann, que depois trabalhou com Solda em algumas agências de publicidade, acredita que essa cumplicidade resultou num casamento perfeito entre palavra e ilustração.

***

Sessão de lançamento às 19h de hoje, no Beto Batata – (Rua Prof. Brandão, 678. Tel.: 262-0840. Livro a 20 reais).

Voltar ao topo