Oficina de Música reúne instrumentistas no Teatro da Caixa, em Curitiba

O espetáculo da 25ª Oficina de Música de Curitiba no próximo sábado (27), às 19h, no Teatro da Caixa, reúne alguns dos mais renomados instrumentistas brasileiros com atuação no exterior. Com Raul de Souza no trombone, Ademir Cândido na guitarra, Glauco Sölter no baixo e Endrigo Bettega na bateria, o show é uma das principais atrações deste final de semana e da fase de MPB da Oficina de Música.

Raul de Souza tocou com Sérgio Mendes, com quem excursionou pelos Estados Unidos e Europa. De volta ao Rio de Janeiro, trabalhou no rádio com Hermeto Pascoal e Radamés Gnattali. Participou também de programas de televisão, acompanhando cantores como Roberto Carlos. Em 1969, mudou-se para o México, ao receber convite de trabalho do baterista Airto Moreira e da cantora Flora Purim, então no auge de suas carreiras. Viveu por vinte anos em Boston, nos Estados Unidos, tendo estudado na Berklee Music College.

Mais uma vez a convite de Airto, mudou-se para Los Angeles, quando o baterista produziu o primeiro disco de Raul. Atualmente, Raul de Souza vive na França e participa dos mais diversos projetos, inclusive um que mescla funk com batidas eletrônicas. Também se dedica a apresentações de música brasileira com uma pegada jazzística. Considerado um dos mais importantes trombonistas do mundo, Raul de Souza é ainda o inventor do "Souzabone".

Radicado há 15 anos na Suíça, o guitarrista gaúcho Ademir Cândido começou sua carreira em Porto Alegre, mas logo se mudou para São Paulo e Rio de Janeiro, onde conheceu músicos famosos, como os bateristas Robertinho Silva e Paulinho Braga, Novelli, Filó Machado e outros. Seguiram-se temporadas em que acompanhou e fez arranjos para Fafá de Belém e Leny Andrade. Entre temporadas no Rio e em São Paulo, Ademir Cândido continuou a compor e fazer arranjos, sempre tendo a guitarra como instrumento principal e já com influência de bossa nova e do jazz. Foi para a Suíça para tocar com Paulo Moura em Zurique e no Festival de Montreux e lá está radicado até hoje.

Compondo e fazendo arranjos, Ademir Cândido tem três trabalhos distintos: um com o grupo Samambaia em que o propósito é tocar música dançante mas também para ouvir, com arranjos originais; em paralelo tem o quarteto com o baterista cubano Julio Barreto (dois cubanos e dois brasileiros), tocando música cubana, brasileira e africana com linguagem jazzística e um disco gravado.Tem ainda o quarteto ou quinteto Choro Alegre.

Produtor de renome internacional, Endrigo Bettega começou a tocar bateria com 19 anos de idade. Curitibano, Endrigo Bettega morou quatro anos e meio na Suíça e três anos entre Itália, Espanha, Áustria e França, tocando bateria e percussão com músicos europeus.

Esteve em seis edições do Festival de Jazz de Montreux, e tocou com Paulo Moura na sala Quincy Jones. Tocou também no Festival Latino de Milão (2001). Realizou turnê brasileira com Raul de Souza (maio a junho), incluindo apresentação no Chivas Jazz Festival 2004. Mais recentemente, participou da turnê européia com o guitarrista Nuno Mindelis pela França, Bélgica e Holanda.

Diretor artístico da Oficina de MPB e professor de baixo no Conservatório de MPB de Curitiba, Glauco Sölter iniciou seus estudos com Yuri Ferreira em Curitiba, em seguida mudou-se para São Paulo onde trabalhou ao lado de Mané Silveira, Duda Neves, Celso Pixinga, Albino Infantozzi, entre outros.

Em 1995 e 1996 recebeu o Prêmio Saul Trompete – Melhores da Música Paranaense para " Melhor CD Instrumental" e " Melhor Instrumentista". Ainda em 1995 fundou o Grupo Tocaia junto com os instrumentistas Endrigo Bettega – bateria, Mario Conde – guitarra, e o tecladista Jeff Sabbag. Lançou o CD Tocaia pelo selo Movieplay em 1997. Em 1998 apresentou-se com o baterista Endrigo Bettega e o guitarrista belga Bernard Dossant no Festival Jazz de Montreux – Off.

Em 1999 recebeu a bolsa de estudos Virtuose do MEC para curso de música no Berklee College em Boston. Em 2002 saiu em turnê por quatro países da Europa (Suíça, Itália, Alemanha e Bélgica) com o acordeonista gaúcho Alessandro Kramer e juntos criaram o grupo Brás Cubas com o baterista cubano Julio Barreto e o guitarrista Ademir Candido. Atuou com músicos como Nelson Ayres, Julio Barreto, Raul de Souza, Badi Assad, Simone Soul, Mauro Senise, Carlos Malta, Nenê, Ademir Cândido, Duda Neves, Jorginho do Trompete, William Magalhães, Vittor Santos, Mane Silveira, Proveta, Walmir Gil, Luizão Maia, Celso Pixinga, Leo Gandelman entre outros, além de apresentações informais com Hermeto Pascoal, Arismar do Espírito Santo, Yamandu Costa, Nelson Faria, Marco Pereira, Kenwood Dennard, Wayne Nauss, entre outros. Em dezembro de 2004, Glauco realizou uma turnê nas Ilhas Reunion na África com Raul de Souza.

Serviço:
25ª Oficina de Música de Curitiba – Oficina de MPB
Show com Raul de Souza (trombone), Ademir Cândido (guitarra), Glauco Sölter (baixo) e Endrigo Bettega (bateria)
Sábado, 27 de janeiro, às 19h
Teatro da Caixa – R. Conselheiro Laurindo, 280
Ingressos: R$ 10,00 ou R$ 5,00 mais um quilo de alimento não perecível.

Voltar ao topo