Obras inéditas na semana Andersen em Curitiba

O Museu Alfredo Andersen abre na próxima quarta-feira, às 18h, a 20.ª edição da Semana Andersen, festividade anual organizada para celebrar o aniversário do artista. Neste ano, além da extensa grade de atividades e programações usualmente promovidas pela instituição, será apresentada a exposição Descobrindo Andersen’s, um espetacular acervo de obras pertencentes ao instituidor da Fundação Honorina Valente, Saul Gurgel do Amaral Valente.

Falecido em 1989, Valente era um amante das artes e começou a colecionar obras do pintor norueguês nos anos 30s. Redescobertas pela atual diretoria da entidade, representada por seu presidente Rodrigo Valente (sobrinho neto de Saul), as dez telas do artista farão parte da Semana Andersen e estarão abertas à visitação do público até dia 6 de fevereiro de 2005. “Todas as obras estavam na antiga sede da fundação, em um casarão na Rua Saldanha Marinho. Depois que reencontramos este precioso material, achamos importante levar ao conhecimento do grande público”, explica Valente. “São paisagens do litoral do Paraná, algumas marinhas e retratos inéditos, que até então eram vistos apenas por familiares e amigos”. Saul Valente iniciou sua coleção ainda jovem, e deixou um acervo composto ainda por grandes nomes das artes paranaenses, como Lange de Morretes, Maria Amélia d’Assumpção, Guido Viaro, Arthur Nísio e até um óleo sobre madeira do escultor João Turin.

Semana Andersen

As atividades da 20.ª Semana Andersen começam no dia 3 de novembro com a apresentação do projeto Criando com Andersen e a entrega do edital às escolas convidadas. Às 19h, o museu abre a exposição Descobrindo Andersen’s, em conjunto com a mostra de artistas que iniciaram sua carreira no Atelier de Arte Alfredo Andersen, como Maria Leocádia de Brito, Rosa de Marchi, Sabine Feres Staniscia e Viviane Zeni. Ainda neste dia, ocorre a exposição e o lançamento do catálogo de obras de Alice Yamamura, bem como o lançamento do edital de exposições do museu para 2005.

No dia 4, às 14h, estréia no auditório do atelier a peça teatral Pintando o Sete, uma montagem que retrata a vida de Alfredo Andersen, escrita e encenada pela Coordenadoria de Arte-Educação do museu. No dia seguinte, duas atividades organizadas pela Coordenação de Arte-Educação do museu integram a agenda: das 9h às 14h, oficinas especiais de recorte e colagem, origami, kirigami e pintura em tela direcionadas a crianças; e às 16h, atelier de pintura em tela com releitura das obras de Alfredo Andersen.

O Museu Alfredo Andersen fica na Rua Mateus Leme, 336 – Centro.

Maiores informações: (41) 222-8262 / 323-514.

Voltar ao topo