Obra de Anna Bolecka retrata a vida de escritor checo

Um dos mais importantes romances poloneses das últimas décadas, Querido Franz, de Anna Bolecka (tradução de Tomasz Barcinski, Editora Record, 400 páginas), traz uma imaginária correspondência entre Franz Kafka – gênio criador de obras fundamentais como O processo e A metamorfose -, seus amigos e suas amantes. A autora, portanto, vale-se de uma narrativa epistolar para retratar a vida do escritor checo, suas obsessões e a cultura judaica na Europa.

Considerado um dos mais importantes romances poloneses das últimas décadas. Querido Franz se passa em Praga, Berlim e Viena, entre 1911 e 1947. Nesse contexto, Anna Bolescka apresenta um homem em busca do amor e da autoridade divina, aprofundando seus estudos sobre a cabala e olhando para o teatro judaico. Contudo, os temas abordados são baseados em fatos da biografia de Kafka e nos motivos da sua criatividade.

Nas cartas ficcionas trocadas entre Felicja, Greta, Milena, Dora, Max, Loeb, Hugo, Otto e outros, Franz se transforma numa figura mítica, adorada e ao mesmo tempo desconcertante e impenetrável, que fascina a todos até os dias de hoje. Franz se retrata em cada carta, revela seus sonhos. Seus problemas amorosos, suas experiências eróticas, seu estado físico e psicológico, fatos triviais do seu cotidiano e outros que mudaram o curso de sua vida. Mesmo após sua morte, em 1924, a correspondência continua e o leitor é convidado a conhecer diversas opiniões sobre a obra de Kafka e sobre as lendas que cercam sua vida.

Dois mundos se abrem diante dos olhos do leitor: um real e outro imaginado, metafísico, emocionante. Bolecka traça um panorama vívido da História – os efeitos da I Guerra, o até então colorido mundo dos judeus europeus, aniquilados pela II Guerra, entre outros fatos aparecem refletidos na correspondência.

Uma obra-prima sobre a tragédia humana, destino e culpa, ruína e salvação, amor e perdão, sobre a gravidade da morte e da vida.

Anna Bolecka nasceu em Varsóvia, em 1951. É também autora de Lec de Nieba, uma coletânea de contos; Bialy Kamien, um romance best seller na Polônia e que foi traduzido para diversas línguas e foi o vencedor do prêmio Wladyslaw Reymont.

Voltar ao topo