O sonho de educar

Toda boa iniciativa deve ser valorizada e rememorada. Estou me referindo ao trabalho de Walkíria Maria Bini, uma pessoa vocacionada na tarefa de educar. Natural de Almirante Tamandaré, de 29 de maio de 1953, neta de João Cândido de Oliveira, um dos fundadores do município, Walkíria é formada em Letras-Português pela PUCPR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Desde o início dos anos 90s tinha um sonho: a instalação da EJA – Educação de Jovens e Adultos para os tamandareenses.

Ela observava que os adultos que concluíam o ensino de 1.ª a 4.ª séries não iam adiante, então passou a pensar na continuidade dos estudos para aquela clientela. Em 1993, depois de uma reunião com o prefeito Cid Gulin e com a secretária municipal de Educação, Adalzi Gulin, Walkíria deu os primeiros passos para a realização do sonho.

No ano de 1994 montou o projeto da EJA. Embora discriminada e chamada de louca por muitos, não deu atenção. Em julho começava o supletivo CEEBJA – Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos Ayrton Senna, de 5.ª a 8.ª séries, com 75 alunos. Mas Walkíria desejava mais. No decorrer da campanha de reeleição ao cargo de diretora em 2000, prometia ampliar o CEEBJA com a instalação do ensino médio. Foi o que ocorreu. Em 2001 nascia o CEEBJA Ayrton Senna Ensino Fundamental e Médio.

As conseqüências dos esforços de Walkíria são compensadoras, pois muitos dos discentes que adquiriram conhecimentos na escola estão em faculdades ou já concluíram o curso superior. Uma glória!

Em 2003, Walkíria assumiu a função de documentadora escolar em Almirante Tamandaré, respondendo pelo Núcleo Regional de Educação Área Metropolitana Norte, mas seu sonho não parou. O desempenho de Walkíria fez com que a atual diretora do CEEBJA Ayrton Senna, Doroti de Souza Coelho, administre a escola com mais de 400 alunos e, por iniciativa de Doroti, a escola está se tornando pólo educacional. A partir de 2007 as APEDS – Ações Pedagógicas Descentralizadas funcionarão em vários bairros do município de Almirante Tamandaré, mas com a coordenação do CEEBJA Ayrton Senna.

Considerações

Afirmo com alegria que sou professor de História do CEEBJA Ayrton Senna desde 17 de fevereiro de 2002. Os colegas são compreensivos e amigos. Os discentes são conscientes da importância do estudo em suas vidas. Além de poder trabalhar numa escola onde Walkíria começou, continuo sempre aprendendo. Aliás, minha vocação é aprender. Creio que não seria feliz se não aprendesse diariamente.

No próximo 01 de dezembro a escola estará em festa. Ocorrerá a formatura das turmas de etapas A e B. São 60 formandos que finalizarão o ensino médio. Parabéns ao pessoal e muito sucesso! Detalhe: a formatura será no Clube 21 de abril, às 20h, em Almirante Tamandaré.

Jorge Antonio de Queiroz e Silva é palestrante, pesquisador, historiador, professor. Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná.  queirozhistoria@terra.com.br

Voltar ao topo