O fandango sobe a Serra de novo

Hoje o ACT – Ateliê de Criação Teatral – traz a Curitiba o melhor das tradições e da cultura popular paranaense. O pretexto é lançamento do livro Fandango de Mutirão, assinado por pesquisadores, estudiosos e produtores culturais, coordenados por Maria de Lourdes da Silva Brito.

A partir do meio-dia, o Ateliê será palco da música típica, tamanqueado e das violas e rabecas dos fandangueiros. O objetivo é divulgar as manifestações culturais do litoral paranaense, trazendo algumas tradições e costumes da região. Além do tradicional barreado e das bebidas típicas, como a cachaça de Morretes e o suco de maracujá do litoral, será servido à tarde o café com biscoitinhos de polvilho de Rio Verde.

Depois que o sol se pôr -como reza a tradição do fandango começam as apresentações de música e dança, que reunirão os integrantes da Família Pereira, Mestre Romão e convidados, como o Grupo Fato, que tem no fandango a base rítmica de seu trabalho musical, Oswaldo Rios e Rogério Gulin.

Livro

O livro Fandango de Mutirão conta com a participação dos mais representativos nomes dessa manifestação, e traz encartado um CD com modas e valsados interpretadas pela Família Pereira e pelo Grupo Mestre Romão, do litoral do Paraná.

Nazir Bittar, autor de tese de mestrado em musicologia na Universidade de Colônia (Alemanha) sobre o fandango no Brasil, é um dos pesquisadores que assina a obra, ao lado das professoras e pesquisadoras Sandra Mara Leite de Andrade e Joceli de Fátima Tomio Arantes e do folclorista e defensor do fandango Inami Custódio Pinto.

***

O Ateliê de Criação Teatral fica na Rua Paulo Graeser Sobrinho, 305. Ingressos a 10 reais, não incluídas bebidas.

Voltar ao topo