O Cortejo Natalino do Mundaréu

O grupo Mundaréu lança nesta terça-feira, dia 6, o CD Cortejo Natalino, as 21 horas, no Teatro Regina Vogue (Av 7 de setembro, 2775, loja 2004/ Shopping Estação, 2°piso). Terceiro disco do grupo, o trabalho apresenta um tema muito especial: o auto de Natal que dá seqüência a proposta do quinteto musical numa pesquisa sonora das autênticas manifestações culturais brasileiras. O Mundaréu é formado por músicos de vários cantos do Brasil, cada um apresenta um pouco da cultura absorvida na infância e na trajetória artística. Itaércio Rocha (MA), Daniella Gramani (SP), Thaiana Barbosa (MS), Melina Mulazani e Dayse Santiago (PR) são os integrantes de grupo que tem como característica o forte teor percursivo e uma marcante interpretação vocal. Neste trabalho o acordeonista gaúcho ?Manchinha? faz uma participação muito especial.

Daniella Gramani explica que o Cortejo Natalino, assim como os dois primeiros discos (?Guarnicê ? Uma singela opereta popular? e ?Embala Eu?), é fruto de um espetáculo que já existia antes do CD ser gravado. ?O cortejo já existe há seis anos. Ele surgiu da necessidade de conhecer um pouco mais o ciclo natalino popular e o espetáculo foi feito em cima de um material que a gente já pesquisava. Quando o cortejo nasceu, além de saciar o nosso desejo de conhecer e cantar essas músicas, ele veio como uma forma de agradecimento às pessoas que tinham nos ajudado durante o ano. No ano passado só no mês de dezembro foram 42 apresentações?, contabiliza.

O Cortejo Natalino é um CD/espetáculo que traz elementos da Folia de Reis. A estrutura de repertório segue as mesmas caraterísticas e começa como se os músicos estivessem chegando na casa da gente. Depois do ?boa noite? com algumas orações é montado o presépio (em grandes chapéus que os integrantes usam) e tudo se transforma numa festa profana com brincadeiras para, depois, os músicos partirem. ?Nessa estrutura dramatúrgica está sempre presente o casamento entre profano e religioso, que são muito ligados. Não houveram grandes modificações do espetáculo para o CD ele é muito baseado na música e a gente gravou o que acontece em cena. A ordem é a mesma?, comenta Melina Mulazani que completa dizendo que por ser um espetáculo de rua, o cortejo não é muito longo. ?E esse tempo enxuto (44 min.) a gente manteve no CD.?

O disco do Cortejo é dividido em 16 faixas com cantorias de diversas regiões brasileiras e manifestações do ciclo natalino de todo o país. ?Nossa seleção buscou uma representação nacional. Neste trabalho nós mostramos as diferentes manifestações de cada região de um ciclo natalino que não toca na rádio e na televisão?, explica Itaércio Rocha.

Assim, ao invés do conhecido ?Jingle Bells?, o repertório escolhido pelo Mundaréu contemplou manifestações pouco difundidas de estados como Piauí ("Boa Noite"), Rio Grande do Norte ("Na Frente desta Igreja"), Sergipe ("Pai Nosso"), Alagoas ("Boa Noite"), Minas Gerais ("Marcha de Nossa Senhora do Rosário", "Bendito de São José", "Bendito de São José" e "Senhor Menino"), Maranhão ("Despedida", "Adeus Meu Menino" e "Entrada do Divino"), Paraíba ("Viva o sol, viva a lua", "Meu Jesus, Meu São José" e "A lua nasce no Egito’) e Paraná ("Calixbento" e "Róseo Menino"). O resultado é surpreendente.

Na opinião da matogrossense Thaiana Barbosa o Cortejo Natalino, festeja o nascimento, a nova vida, o movimento constante da existência. "É no Natal que a população realiza as suas maiores experiências de troca. A nossa troca natalina se dá com alegria, idéias, vozes, canto, movimentos… Nesta época o Brasil traz muita coisa recheada com o espírito da festa com esperança e fé como símbolos de renovação?. A artista acredita que o disco pode ser escutado o ano todo. ?Algumas canções são bem cravadas no Natal, mas as chegadas e despedidas e as cirandas são muito boas?.

O CD Cortejo Natalino foi feito com o apoio da Lei de Incentivos Fiscais da Prefeitura de Curitiba. O grupo Mundaréu é formado pelos músicos e cantores Itaércio Rocha (voz e percussão), Daniella Gramani (voz, percussão e rabeca), Melina Mulazani (voz e percussão), Dayse Santiago (voz e percussão), Thayana Barbosa (voz e percussão) e participação especial do músico Manchinha (acordeon). O CD Cortejo Natalino tem direção musical de do grupo Mundaréu e do Alfredo Bello e produção executiva de Bina Zanette.

Histórico

O Mundaréu nasceu em 1997, quando gravou uma faixa no CD 3º Festival da Canção da UFPR e participou da Mostra de Música da FAP. O grupo é formado por músicos, atores, dançarinos, bonequeiros, pesquisadores e arte educadores, que juntos lançam mão da cultura popular brasileira, e em viagem pelo Brasil se descobrem divulgadores da beleza da arte popular brasileira, seus cantos, suas plasticidades, suas danças, teatralidades e contos.

O primeiro trabalho autoral do grupo, em 98, foi chamado Cutuca rapaziada e já se desenhava o interesse para as raízes rurais do Brasil. O segundo, Guarnicê, uma singela opereta popular, criado em 99, trabalhava com as diversas representações do Bumba Meu Boi. Esse espetáculo foi registrado no primeiro CD do Mundaréu, lançado no ano 2000. Depois o grupo divulgou o mamulengo pernambucano, montando As aventuras de uma viúva alucinada. Em seu quarto trabalho, os músicos realizaram um estudo das festas populares, que se transformou no espetáculo-festa Cacuriá do Tatá.

O grupo gravou três CDs com apoio da Lei de Incentivo à Cultura de Curitiba, ?Guarnicê, uma singela opereta popular? (2000), ?Embala eu? (2004) e ?Cortejo Natalino? (2005). Do CD ?Guarnicê? foram selecionadas duas faixas pelo projeto Novos Rumos e Vertentes e Tendência da música brasileira do Instituto Itaú Cultural para representar o Paraná em um CD, junto com outros grupos de sua região. O Mundaréu ministra, desde 2001, oficinas permanentes sobre cultura popular.

Serviço
Cortejo Natalino – Lançamento do 3º cd do Grupo Mundaréu.
Terça-feira, dia 6, às 21 horas, no Teatro Regina Vogue ( Shopping Estação, piso 2 ? Av. Sete de Setembro, 2755).
Ingressos: R$15 e R$7,50 (estudantes e acima de 60 anos)
Informações: (41) 2101-8292 ou 3324-8446
Acesse nosso site www.mundareu.com.br

Voltar ao topo