Novos filmes entram em cartaz nos cinemas da Fundação Cultural

Novos filmes estréiam nos cinemas da Fundação Cultural de Curitiba nesta sexta-feira (05) e também estarão em cartaz no próximo domingo (07), quando o valor dos ingressos custam apenas R$ 1,00. Na programação estão os filmes "Whisky" (Uruguai, 2003), "Bendito Fruto" (Brasil, 2005) e "Corações Livres" (Dinamarca). Domingo, serão exibidos também os filmes infantis "Robôs" e "A Viagem de Chihiro".

"Whisky", dirigido pelos uruguaios Juan Pablo Rebella e Pablo Stoll, parte da relação entre dois irmãos, Jacobo e Herman, sendo que este mora há anos no Brasil. A vida de Jacobo resume-se a administrar sua modesta fábrica de meias no Uruguai. Ele passa a maior parte do tempo dando ordens à sua fiel assistente Marta, com quem mantém uma relação estritamente profissional. Quando vê sua rotina ameaçada pela visita de Herman, Jacobo pede a Marta que finja ser sua esposa, pelo menos enquanto o irmão está no país visitando o túmulo da mãe recém falecida. A assistente aceita a proposta e a visita desencadeia uma série de situações engraçadas, porém deprimentes, revelando o tédio que se instalou na vida de Jacobo e Marta. "Whisky" estará em cartaz na Cinemateca (R. Carlos Cavalcanti, 1174), domingo, às 17h, 19h e 21h. No outros dias, as sessões são às 15h, 17h, 19h e 21h, porém, nos dias 8 e 9 não haverá sessões e dias 10 e 11 as exibições acontecem somente às 15h e 17h.

A produção nacional "Bendito Fruto", dirigida por Sérgio Goldenberg, traz no elenco os atores Eduardo Moscovis, Otávio Augusto, Vera Holtz, Zezeh Barbosa e Camila Pitanga numa história de reencontros. Os personagens Maria, Virgínia, Telma e Chokita sempre se encontram em uma pequeno salão do cabeleireiro Edgar, no bairro Botafogo, Rio de Janeiro. Edgar tem um caso com Maria, mas não tem coragem de assumir. Virgínia, amiga de infância de Edgar, sofre um acidente com uma tampa de bueiro, o que faz com que os dois se reencontrem. Anderson, filho de Maria, volta da Europa com Marcelo, seu namorado e protagonista da novela das oito. O filme estará em exibição no Cine Luz (R. 15 de Novembro, 822) às 15h e 17h. Domingo, as sessões desse filme são às 17h e às 19h.

Outro filme que entra em cartaz no Luz é "Corações Livres", de Susanne Bier, diretora dinamarquesa que segue os preceitos do Dogma -escola de cinema que se abstém do uso de qualquer tipo de intervenção tecnológica na confecção de um filme e da qual fazem parte, entre outros, o cineasta Lars von Trier (Dogville). A história se desenvolve a partir de uma fatalidade que acomete a vida de um casal de namorados, Cecile e Joachin. Eles estão prestes a se casar, mas Joachin é atropelado e fica tetraplégico. Procurando consolo, Cecile começa a ter um caso com o médico Niels, casado com a mulher que atropelou Joachin. Domingo, a sessão desse filme é às 21h. Nos demais dias da semana, às 19h e 21h10.

"Robôs" continua como opção para as crianças na programação de domingo, na Cinemateca. Dirigido por Chris Wedge, o filme de animação mostra um mundo onde os robôs são como seres humanos, indivíduos com personalidades distintas. Um deles é Rodney Lataria, um esperto inventor que tem o sonho de ir para Robópolis e conhecer seu ídolo, o Grande Soldador. Sessões às 10h e 15h.

"A Viagem de Chihiro", vencedor do Festival de Berlim e do Oscar de Melhor Animação, estará domingo no Cine Luz. O filme conta a história de Chihiro, uma mimada garota de 10 anos que fica furiosa quando os seus pais lhe contam que estão de mudança para outra cidade. No meio do caminho para a nova cidade, a família se perde num túnel e cai num mundo povoado por seres fantásticos. Sessões às 10h e 14h.

Na próxima semana, a Cinemateca participa das comemorações do Dia Internacional do Direito e, em parceria com o Departamento de Direito da Universidade Tuiuti e com o Instituto dos Advogados do Paraná, exibe dia 11, às 20h, o filme "O Caso dos Irmãos Nave". Esse clássico do cinema brasileiro, realizado em 1967 por Luiz Sérgio Person, conta a história real passada na década de 1930, em Araguari (MG), onde dois irmãos são denunciados, presos e condenados por um crime que não cometeram. A entrada é franca.

Voltar ao topo