Novo álbum celebra parceria de Neergaard e Bissoli

O dinamarquês Niels Neergaard ouviu pela primeira vez um novo ritmo que o deixou perplexo a partir do sax de Stan Getz e o violão de Charlie Byrd em 1963, no disco “Jazz Samba”, com músicas como “Desafinado”, de Antonio Carlos Jobim e Newton Mendonça. Ele estudava música na Berklee, em Boston (EUA), e, logo em seguida conheceu o saxofonista brasileiro Victor Assis Brasil e o trompetista Claudio Roditi. A partir de então, mergulhou na música brasileira e, com seu trombone, lança a partir de amanhã o disco “Live in São Paulo”, com o baterista brasileiro Magno Bissoli com shows em Campinas, amanhã, e em São Paulo, no dia 24.

Os dois, aliás, comemoram neste ano uma parceria de 30 anos. Foi Niels que incentivou Bissoli a deixar o Brasil para experimentar a efervescente cena do jazz em Copenhague no anos 80 e, apesar da distância, eles mantêm em pela atividade a banda “Neergaard-Bissoli Quintet”.

Segundo Bissoli, o disco foi gravado ao vivo em show no Sesc em 2002, mas só agora conseguiu divulgá-lo em CD. Entre as músicas do disco está “Libra”, um samba-jazz feita por Neergaard. “Minha sensação em tocar samba é de total liberdade”, diz. “Queríamos fazer uma turnê pela Europa, mas precisamos de apoio para isso.”

A banda tem Bissoli na bateria, Neergaard no trombone, Vitor Alcântara no trompete, Sidiel Vieira no contrabaixo e Ole Kock, no piano. Kock está no Brasil com o apoio da Danish Conductors Association (www.kapelmesterforening.dk).

Neergaard-Bissoli Quintet – Show amanhã (17) na Companhia Sarau (R. Jose Martins, 1899, Campinas). 20h30. Ingressos a R$ 20 vendidos antecipadamente na Livraria Iluminações – R. Jose Paulino, 1474 – Centro – Campinas e Banca Central – Av. Santa Isabel, 20 – Centro de Barão Geraldo – Campinas. Show no Jazz nos Fundos – Dia 24. Rua João Moura, 1076, Pinheiros. São Paulo – Brasil. 20h.

Voltar ao topo