Foto: Divulgação
O espetáculo será apresentado aos sábados e domingos.

A tradicional programação de teatro infantil da Fundação Cultural de Curitiba, com espetáculos gratuitos de bonecos no fim de semana, dá destaque neste mês de maio à montagem Nos campos do Paiquerê. Escrita por Cléo Busatto, a peça tem apresentações no Bondinho (Rua das Flores), aos sábados, às 11h, e, aos domingos, em dois locais: Teatro do Piá (Praça Garibaldi), às 11h, e Casa da Leitura (Parque Barigüi), às 16h.

O espetáculo Nos campos do Paiquerê realiza uma leitura dos contos indígenas tradicionais, surgidos nas comunidades que viviam nas terras que hoje formam o Paraná. Resultado de um trabalho de pesquisa da escritora, arte-educadora e contadora de histórias Cléo Busatto, a montagem usa a animação de objetos e a manipulação de bonecos para levar ao palco o universo mítico dos povos caingangue e guarani.

A peça reúne os contos Paiquerê, Dilúvio, Kamé e Kairu e Fogo, revelando ao público o legado dos povos indígenas. De forma poética e envolvente, com sonoplastia que utiliza apitos e chocalhos, Cléo Busatto narra histórias, canta e dança, desvendando o imaginário indígena. Para a platéia descortina-se o ?Paiquerê?, considerado o paraíso pelos índios. Para eles, esse lugar mágico ficava para os lados do sertão de Guarapuava. Eram os campos mais belos, amplos e férteis, riscados por riachos límpidos que corriam sobre seixos brancos. Entretanto, o paraíso dos caingangues só se revelava àqueles que sabiam admirá-lo e respeitá-lo. O homem branco, ávido apenas por tesouros, perdia-se no sertão ao procurar o ?Paiquerê?.

A montagem evidencia a importância do resgate da literatura oral, oferecendo às novas gerações a diversidade cultural dos povos ancestrais. O trabalho de Cléo Busatto estimula a participação da platéia que, por meio de uma viagem ao universo mítico dos índios, descobre valores importantes para a formação do homem.

Serviço

Apresentações gratuitas do espetáculo de bonecos Nos campos do Paiquerê, de Cléo Busatto. Datas, locais e horários das sessões: hoje no Bondinho da Rua das Flores, às 11h. Amanhã no Teatro do Piá (Praça Garibaldi, n.º 7, Setor Histórico), às 11h, Casa da Leitura (Rua Batista Ganz, 477, Parque Barigüi), às 16h.