Nações unidas por bonecos

O destaque de hoje no XI Festival Espetacular de Teatro de Bonecos é a última apresentação do espetáculo La Celestina del Retablo, do grupo argentino El Chonchón. Pela terceira vez no Festival, os argentinos trazem mais um clássico da literatura teatral universal, que leva o público adulto a uma reflexão sobre o arquétipo do inconsciente coletivo, que agrega diversas profissões em um único personagem.

Os artistas do grupo, o chileno Carlos Piñero e o argentino Miguel Oiartzún Perez, falam sobre o trabalho que trouxeram para o festival e a razão de estarem em Curitiba mais uma vez: “É um dos mais bem organizados festivais da arte bonequeira, apresenta alta tecnologia e o intercâmbio cultural que se processa entre as diferentes técnicas e culturas é fantástico. O festival de Curitiba é a mais bem resolvida forma de globalização da arte bonequeira”, resumem.

Amanhã, às 20h, no Guairinha, a Companhia Dondoro Theater, do Japão, apresenta o espetáculo Miroku Densho, sobre a mitologia asiática. No mesmo horário, no Teatro José Maria Santos, os espanhóis do Teatro Malic trazem o show para adultos De Tanto Que Te Quiero…

No final de semana, a companhia argentina El Titiretero de Banfield oferece outro espetáculo para adultos, En Camino, no Teatro José Maria Santos. No sábado, os uruguaios do Títeres de Cachiporra mostram Sopa, com apenas duas sessões – às 15h e às 20h – no Guairinha, para maiores de 10 anos. O Festival termina no domingo com chave de ouro – às 20h, no Guairinha, a artista indonésia Tamara Felding apresenta pela primeira vez em Curitiba a arte dos bonecos javaneses em Wayang Kulit.

Da casa

Os artistas de Santa Catarina, Minas Gerais, Distrito Federal e de diversos cantos do Paraná também reservam ótimas opções: Montando Lobato, Contos de Contadores – A Rosa, Rainha dos Caiçaras, As Cavalhadas, O Combate, Maria das Cores e Seus Amores, O Anjo do Bosque, Um Terequeté dos Diabos, O Romance do Vaqueiro Benedito, O Rei que Ficou Cego e Sevé, estão entre os melhores espetáculos destes últimos dias. E ainda tem os espetáculos gratuitos no Circo armado em frente à Universidade Federal do Paraná, os de ruas e praças, como a alegria do Show do Miroslau e Banda, todas as manhãs, às 11h, até domingo. Informações pelo telefone (41) 322-8191, ramal 213.

Voltar ao topo