Museu Paranaense completa 130 anos de história

O Museu Paranaense completa 130 anos de fundação nesta segunda-feira (25). Para comemorar o aniversário, a Secretaria de Estado da Cultura preparou uma programação especial que começa com uma Missa de Ação de Graças, às 10 horas, na Igreja do Rosário (Centro Histórico de Curitiba), com a participação especial do Coral ?Pinha-Pinhão?. À noite, às 19 horas, no auditório do Museu Paranaense, será realizada uma homenagem ao geólogo e professor João José Bigarella, com o lançamento do DVD ?Prof. Bigarella ? uma luta ambiental?, com roteiro e direção de Glaucon Horrocks. A programação comemorativa se estende durante toda a semana com atividades diárias (ver programação).

Idealizado por Agostinho Ermelino de Leão e José Cândido Muricy, o Museu Paranaense foi inaugurado no dia 25 de setembro de 1876, no Largo da Fonte, hoje Praça Zacarias, em Curitiba. Com um acervo de 600 peças, entre objetos, artefatos indígenas, moedas, pedras, insetos, pássaros e borboletas era, então, o primeiro no Paraná e o terceiro no Brasil.

Atualmente o Museu Paranaense desenvolve estudos nas áreas da Arqueologia, Antropologia, História e Numismática. Sua nova sede na Rua Kellers, 289, Alto São Francisco, está estruturada para a realização de projetos e atividades culturais, atingindo os diversos segmentos sociais. Possui laboratórios, biblioteca, auditório, além de salas de exposições permanentes e exposições temporárias.

Entre as fixas, destacam-se a Sala Palácio São Francisco, que enfoca a história dos governos entre 1938 a 1953, a Sala Índios do Brasil, e a Sala Vladimir Kozák, homenageando um dos grandes pesquisadores dos indígenas habitantes das terras paranaenses.O maior destaque está no Pavilhão da História do Paraná que faz a ?linha do tempo? desde a pré-história, 8000 anos antes da época atual, até o início do século XX, com a integração dos imigrantes ao nosso Estado.

Voltar ao topo