Museu Oscar Niemeyer abre exposição Imagens do Inconsciente

O governador Roberto Requião e a diretora do Museu Oscar Niemeyer (MON), Maristela Requião, se reuniram, nesta terça-feira, no Palácio Iguaçu, com o curador da exposição "Imagens do Inconsciente", Luiz Carlos Mello, e com organizadores e equipe técnica do museu. A mostra foi aberta ao público nesta terça-feira e fica em cartaz até o dia 22 de maio.

A exposição faz parte das comemorações do centenário de nascimento da médica psiquiatra Nise da Silveira, fundadora do Museu da Imagem do Inconsciente, no Rio de Janeiro. Nise se tornou símbolo da psiquiatria brasileira depois de criar a Seção de Terapêutica Ocupacional no antigo Centro Psiquiátrico Nacional, em 1946. "Esta exposição apresenta trabalhos de oito pessoas que freqüentaram o serviço criado por ela", explico o curador da mostra.

"Nise não aceitava as formas violentas de tratamento em uso na época, como eletrochoque, e criou esta terapia ocupacional. Com o passar do tempo as atividades expressivas como pintura, modelagem e xilogravura passaram a se destacar como meio de acesso ao mundo interno do esquizofrênico", contou Mello. O curador explica ainda que a médica buscava compreender a vivência interior daquelas pessoas. "Enquanto isso, paralelamente, as obras, criadas por essas pessoas, muitas delas, estavam sendo reconhecidas no mundo da arte", acrescentou.

Além da exposição das obras, o trabalho científico de Nise também está sendo contemplado através de painéis fotográficos, vídeos, depoimentos. O secretário Especial para assuntos Estratégicos, Nizan Pereira, também esteve presente na reunião.

Serviço:

Imagens do Inconsciente

Museu Oscar Niemeyer – Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico. Telefone: (41) 350-4400.

Abertura: terça-feira (22/02/05) ? 17h. Entrada franca.

Horário: de terça a domingo, das 10h às 18h30 (bilheteria aberta somente até às 17h45 para venda de ingressos)

Preços: R$ 4,00 adultos e R$ 2,00 estudantes identificados

(Crianças de até 12 anos, maiores de 60 e grupos de estudantes de escolas públicas, do ensino médio e fundamental, pré-agendados não pagam)

Agendamento prévio para escolas pelo e-mail: agendamento@mon.org.br ou pelo telefone (41) 350-4418, das 10h às 18h

Voltar ao topo