Museu fecha na segunda para abrir em nova sede

O prédio histórico da Praça Generoso Marques será devolvido à Prefeitura de Curitiba assim que o Museu Paranaense for transferido para a sua nova sede, o Palácio São Francisco, no Alto São Francisco. A mudança começa a ser preparada na próxima segunda-feira, quando o museu fecha as portas para o público. O novo espaço será inaugurado no dia 19 de dezembro.

Depois de 27 anos abrigando o Museu Paranaense, o prédio, que já foi sede do poder público municipal, volta ao seu antigo dono. Porém, o Ippuc ainda não definiu o seu destino, mas há grandes chances de o local se transformar em um salão de atos. Enquanto não se sabe o que fazer com ele, projetos de restauração e reforma ficam de lado.

O Paranaense passou por seis locais para fixar-se no prédio da Generoso Marques. O Palácio São Francisco será primeira sede própria, especialmente reformada para abrigar as peças, com salas climatizadas, espaços amplos para exposições e ainda laboratórios para tratamento e análise de peças antigas.

Pré-histórico

O museu abriga hoje 317.590 peças etnológicas, arqueológicas e históricas que contam a história do Paraná desde oito mil anos antes de Cristo. Entre os achados mais recentes da pesquisa arqueológica, há fragmentos da população mais antiga que viveu no Paraná, há 10 mil anos.

O prédio da praça Generoso Marques possui menos de dois mil metros quadrados, agora o acervo vai ocupar 4.548 metros, mais que o dobro. O diretor Jaime Antonio Cardoso explica que agora as exposições permanentes e temporárias terão um espaço mais adequado. Além disso, agora o museu vai possuir condições para ampliar seu acervo, principalmente com artefatos do séculos XX. “O museu estava engessado devido a falta de espaço”, afirma.

O governo estadual está investindo R$ 5 milhões na nova sede. O diretor do museu diz que o mesmo valor seria gasto para recuperar o prédio da Generoso Marques, mas ele não resolveria os problemas do museu, como a falta de espaço.

Voltar ao topo