Museu do Expedicionário reabre

Unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Seec), o Museu do Expedicionário voltou a abrir as portas ontem. Foram quarenta dias fechado para reformas internas e mudanças a fim de melhorar as condições da exposição permanente. Diversos itens que estavam guardados foram recuperados e ganharam maior visibilidade com espaços próprios, dando mais opções para os visitantes. A unidade é considera o maior museu da América Latina no quesito II Guerra Mundial.

Segundo João Carlos Esperanssetta, assessor voluntário do museu, o local abrange mais de 3 mil peças e recebe uma média de 80 a 100 pessoas, diariamente. O acervo é formado por fotografias, mapas, livros, ilustrações, uniformes, armamentos e tem as suas principais atrações expostas na frente do local, na Praça do Expedicionário. São elas um canhão, um tanque blindado e uma aeronave P47 Thunderbolt.

?Com a reabertura, os visitantes podem conferir mudanças como as mais de 50 condecorações que o franco-brasileiro Don Hélio de Azevedo Bourbon, herói da resistência francesa, recebeu e que sua família doou para nosso acervo?, diz João Carlos. Também estão expostas uma nova coleção de baionetas brasileiras, alemãs e de outros exércitos, quepes, fardamentos, entre outros artigos. ?Foi montada uma vitrine com barraca e um boneco vestido e equipado como se estivesse numa situação de guerra, para melhor atender visitantes, principalmente grupos de alunos?, diz. Durante as visitas dois alunos do curso de História acompanham os freqüentadores.

Nas quartas-feiras os veteranos da II Guerra freqüentam o museu para tomar chá, contar suas experiências e relembrar a memória dos que morreram. O Brasil enviou para a Itália 25.534 soldados, 1.562 paranaenses. Dia 21 de fevereiro haverá uma solenidade que lembra a Tomada de Monte Castelo, com presença de comandantes que condecoram o busto em homenagem aos 29 paranaenses mortos na guerra.

Serviço:

O Museu do Expedicionário fica aberto de terça a sexta das 10h às 12h e das 13h às 17h, e nos finais de semana das 13h às 17h. Mais informações pelo telefone (41) 3362-8231. (D.S.T.)

Voltar ao topo