Mostra Viola Brasileira prossegue hoje

Na segunda noite da Mostra Viola Brasileira, que começou sábado passado no Canal da Música em Curitiba com Paulo Freire e Roberto Corrêa, o festejado grupo local Viola Quebrada divide o palco com o mineiro José Pereira Rodrigues, o Pereira da Viola, um dos grandes mestres da música caipira na atualidade.

O Viola Quebrada traz um repertório que alterna canções gravadas nos seus três discos, como Viola quebrada (Mário de Andrade), Sertaneja (René Bittencourt), o fandango paranaense Balão que Cai, Meu céu (Xavantinho e Zé Mulato) e Meu Paraná, de Lápis, com clássicos eternos da moda de viola, como Amanheceu, Peguei a viola (Renato Teixeira), Encantos da natureza (Tião Carreiro e Luiz de Castro) e Beijinho doce (Nhô Pai).

Formado por Oswaldo Rios (violão e voz), Margareth Makiolke (violão e voz), Rogério Gulin (viola caipira) e Rubens Nunes Pires (acordeon), o Viola Quebrada tem se apresentado regularmente nos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro, além de ter participado por duas vezes do programa Viola, Minha Viola, apresentado pela cantora Inezita Barroso. Convidado pelo apresentador Ratinho, o grupo também já esteve no programa Meu Brasil Brasileiro, apresentado pela cantora Tânia Alves no SBT. Em maio deste ano lançou o CD Sertaneja, que conta com a participação do cantor e compositor maranhense Zeca Baleiro.

Violeiro negro

Um dos poucos violeiros negros do País, Pereira da Viola fecha a noite no Canal da Música. Filho do sanfoneiro João Preto e da cantadora Mãe Augusta, ambos destaques na Folia de Reis na pequena comunidade mineira de São Julião, ainda criança Pereira acordava ao som das folias, que visitavam a casa com suas violas, sanfonas, caixas e cantoria. Essa escola mais a convivência com artistas do quilate de Décio Marques, Elomar, Rubinho do Vale e Paulinho Pedra Azul, entre outros, fizeram do menino Pereira um expoente da música de raiz.

Com quatro discos gravados e inúmeras participações em programas e festivais, premiado em muitos deles, Pereira apresenta um show especial em Curitiba, com músicas dos seus CDs (Viola ética, Viola cósmica) e momentos inusitados, como Fantasia Rabizal (versão de Pereira da Viola reunindo o Bolero de Ravel e Carmen, de Bizet), encerrando com uma emocionante adaptação do Hino Nacional Brasileiro. Sem dúvida, com mais cara de Brasil que a versão oficial. No próximo domingo, quem estará no Canal da Música é ninguém menos que Inezita Barroso, a rainha da música caipira brasileira, acompanhada de Tião do Carro.

***

Concebida pela Alvaro Collaço Produções, a Mostra Viola Brasileira foi viabilizada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com o incentivo principal da Siemens. Os ingressos para cada noite custam 10 reais, e podem ser adquiridos na Estoque do Mascate, no Shopping Mueller. Informações pelo telefone (41) 3026-4808.

Voltar ao topo