Mostra ?Sentir o Sentido? abre nesta quarta-feira no Museu Alfredo Andersen

A artista plástica Helga Tytlik abre nessa quarta-feira (4), às 19 horas, no Museu Alfredo Andersen a exposição ?Sentir o Sentido?. A artista vai mostrar ao publico a técnica milenar de pintura muito usada no Egito Antigo e na Grécia: a encáustica ? que consiste em trabalhar a pintura por meio de pigmentos diluídos em cera derretida sobre madeira, cerâmica e marfim. A mostra tem 15 pinturas e 13 peças numa instalação de percepção.

Atualmente são poucos os artistas que utilizam a técnica da encáustica. Helga Tytlik se destaca por explorar as formas e texturas próprias da cera de abelha, muitas vezes misturada com parafina, criando assim uma textura com a instalação de planos, que despertam no espectador o desejo de tocar as peças. ?A cera de abelhas que utilizo em minhas pinturas é extremamente longeva. A cera persiste aos fungos e bactérias. Ela não se dissolve nunca na natureza e a exposição procura explorar esse material?, explica Helga.

O toque do espectador nas peças é permitido já que o objetivo da exposição é possibilitar o contato direto com a matéria, tanto pelo olhar, como através do tato e do olfato. A exposição ?Sentir o Sentido? é resultado de uma pesquisa realizada em nove anos de trajetória da artista. ?Escolhi o Andersen porque é um museu carismático, porque seu prédio é histórico, e o meu trabalho é uma viagem no tempo?, diz a artista. Helga é paulista e mora há quatro anos em Joinville (SC), onde a exposição ?Sentir o Sentido? já esteve em cartaz no Museu de Arte.

Serviço:
Exposição ?Sentir o Sentido? de Helga Tytlik
Local: Museu Alfredo Andersen (Rua Mateus Leme, 336 ? Tel: 41-3222-8262)
Horário de funcionamento: De terça a sexta-feira, das 9 horas às 18h30, sábados, domingos e feriados das 10h às 16 horas.
Abertura: Dia 4 de Julho de 2007 às 19h.
A exposição permanece até o dia 26 de Agosto de 2007.

Voltar ao topo