Mostra Paranização de Teatro

O programa Paranização fará de 7 a 10 de dezembro, nos auditórios do Centro Cultural Teatro Guaíra, a Mostra Paranização de Teatro, de oficinas continuadas de teatro, resultado do trabalho do projeto durante o ano de 2005 nos municípios paranaenses. Ao todo participarão 16 municípios com 17 espetáculos.

Esses grupos foram criados a partir de oficinas ministradas pelo projeto Teatro, uma das atividades do Paranização, e fizeram suas primeiras apresentações em seus municípios. No dia seguinte às apresentações haverá discussão do trabalho mostrado pelos artistas e uma comissão formada por quatro convidados do Centro Cultural Teatro Guaíra fará apreciações sobre as peças.

O objetivo da Mostra é incentivar a criação de grupos teatrais nos municípios onde foram feitas as oficinas. Na programação da Mostra também haverá espaço de discussão para técnicos e atores exporem suas dificuldades, erros e acertos encontrados no processo de criação.

Conheça os grupos e seus trabalhos:

Quatiguá, Cia. Eca Expressão Corpo e Alma, com o texto Quem Casa Quer Casa, de Martins Pena, e direção de Rogério Carniatto.

Ribeirão do Pinhal, grupo Noisemcena, com Pesadelo Ecológico, texto e direção de Flávio Martim.

Santo Antônio da Platina, Cia de Teatro Mirim, apresentará Meus Tempos de Escola, montagem inspirada na obra Aurora da Minha Vida, de Naum Alves de Souza. Direção de Paulo César Rodrigues.

O grupo Não Vem ao Caso, de Japira, apresentará o espetáculo Estação Japira, com texto e direção de Léa Fragate que também dirige a montagem Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, com o grupo Searte, de Jacarezinho.

Do município de Munhoz de Mello, grupo Mume apresentará Deus e o Diabo na Terra do Papel, com direção de Fabiane Biazuz e Eurídice Barbosa.

O representante do município de Ubiratan será o Grupo de Teatro Só Faço Arte, que apresentará Lampião e Maria Bonita no Reino Divino, de Anna Maria Dias e direção de Juca Rodrigues.

O Noviço, de Martins Pena, foi o texto escolhido pelo grupo Arteiros da Lagoa, do município de Campina da Lagoa, com direção de Francisco Pinheiro.

Rancho Alegre d’Oeste, o grupo Onze Damas e Um Valete, com O Abraço Daquela Dona. Texto de Mauro Alvim e direção de Francisco Pinheiro.

Do município de Morretes, no litoral do Paraná, grupo de Teatro Marumbi, com a montagem Sonho de Sofia. Texto e direção de Rogério Soares. De Palmas, no sul do estado, o grupo Alunos Atores de Palmas, apresentará O Fedor, de José Antônio de Souza e direção de Juca Rodrigues.

De Pato Branco, o grupo teatral Atlas Patoart apresentará dois espetáculos: Marido, Matriz e Filial, de Sérgio Jockyman, com direção de Sheylli Caleffi, e O Sacrifício, com texto e direção de Eliane Gauze.

Os Arteiros da Ilha, grupo teatral da Ilha do Mel, encenará Ilha meu Quatrobom, criação coletiva com direção de David Mafra. Do município de Porto Rico, encenação de Uma História para Contar Outra História, com o grupo Pôr de Sol.

O grupo Catarses, de Apucarana, apresentará Aqui é Colônia, Ali é Nação, com texto e direção de Benedito Cândido da Silva. E de Florestópolis, a Cia Khatarsis, encenará Piquenique no Front, de Fernando Arrabal com direção de Renato Antônio Cipriano.

Voltar ao topo