Miss Paraná faz parte da história do Cachoeira

No ano passado, estudantes e professor de História do turno matutino da Escola Estadual Rosa Frederica Johnson, em Almirante Tamandaré-PR, resgataram a história do bairro Cachoeira, onde está localizada a referida escola. A partir do mês de abril do ano corrente a pesquisa será publicada no Dia-a-dia Educação, portal educacional do Estado do Paraná. A proposta deste artigo é apresentar um fragmento desta história com ênfase na beleza da mulher.

Nesse bairro, aos 17 de novembro de 1987, nasceu Anni Keyssi Schlichting Bida, a Miss Paraná 2004, eleita na Sociedade Thalia, em Curitiba-PR. O concurso foi uma versão da Federação Paranaense dos Concursos de Miss. Em agosto de 2005, Anni concorrerá à categoria Miss Brasil, organizada pela confederação brasileira.

Começou a desfilar com três anos de idade. O primeiro desfile foi para Marlene Mattos em concurso de moda. Desfilou para a grife O bicho comeu, da Xuxa, e para várias grifes de roupas no Shopping Estação. Participou dos concursos Miss Paraná Infantil e Miss Brasil Infantil. Por nunca ter obtido a primeira colocação, resolveu desistir quando tinha entre 12 e 13 anos, até que a mãe fez a sua inscrição para concorrer como Miss Almirante Tamandaré no ano passado. Anni explica: "Fiquei em segundo lugar, mas muitas pessoas gostaram do meu desfile. Selma, que é a minha coordenadora, disse que o sr. Luiz Carlos Chimim, prefeito de Mandirituba, tinha me visto e gostaria que eu fosse representante daquele município a Miss Paraná uma vez, que lá não havia representante. Topei e venci o Concurso Miss Paraná 2004.

Muitas curiosidades fizeram parte da infância de Anni. Foi muito sapeca, brincava com os amigos no mato, de Tarzan, fazia trilha, não levava comida e se alimentava de frutas. Jogava futebol na casa do vizinho. Hoje joga futsal.

Anni concluiu o ensino médio. Pretende realizar o vestibular de Relações Públicas. Leu Harry Potter, O Código da Vinci, O Cortiço, O Seminarista, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Memórias de um Sargento de Milícias, Em busca da Curitiba Perdida. Tem preferência pelas obras de Manuel Bandeira. Admira as pinturas de Leonardo da Vinci e de Tarsila do Amaral. Gosta de desenhar e já pintou quadros. Deseja gravar uma novela, fazer um programa de televisão e conquistar, evidentemente, o título de Miss Brasil.

Quando fala da bisavó, Maria Purkote, fica emocionada e comenta a garra que teve para criar onze filhos e trabalhar na mercearia com o bisavô, falecido há 19 anos. Aliás, Purkote é a mais idosa (93) do bairro Cachoeira.

Portanto, além de sua geração, Anni convive com mais três gerações: Maria Laura Schlichting Bida (mãe), Adirce Schlichting (avó) e Maria Purkote (bisavó). O bom relacionamento familiar, a desenvoltura e a beleza proporcionam a tranqüilidade necessária à conquista do título Miss Brasil.

Jorge Antônio de Queiroz e Silva é historiador, professor, membro do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná.

queirozhistoria@terra.com.br

Voltar ao topo