Maestrina Helma cria Cantos do Trabalho

?Cantos de Trabalho? é fruto de pesquisa de campo no Sudoeste da Bahia, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, entrevistando lavadeiras, boiadeiros, plantadores de feijão, mandioca, cana e trabalhadores de outras culturas de subsistência, além da pesquisa bibliográfica, o que resultou num caleidoscópio demonstrativo do Patrimônio Cultural Folclórico Nacional.

O Collegium Cantorum Coro Feminino, cujas integrantes estão envolvidas tanto na pesquisa como na comunicação do fato observado, foi formado durante o ano de 2000 pela maestrina Helma Haller, sua idealizadora, diretora musical e artística. É um grupo independente, de aproximadamente 20 integrantes voluntárias. Tem como objetivo principal divulgar a música coral de todos os tempos, com ênfase na música brasileira, bem como atender a necessidade de reciclagem, crescimento e retorno do próprio trabalho para regentes de coro e educadores na área musical. O grupo tem desenvolvido várias pesquisas no campo do patrimônio tradicional brasileiro, como o ciclo natalino: Pastorinhas e pesquisa sobre a música sacra nacional. Desde o início o conjunto tem sido convidado a participar em importantes festivais de música do País, e para julho de 2005 teve o privilégio de ser selecionado como o único coro das Américas, para representar o Brasil e divulgar a música brasileira no 4.º Internationale Festtage Geistlicher Chormusik, na Alemanha. Na pesquisa ?Trabalhando com Ofícios?, realizada com recursos de Lei Municipal de Incentivo da Fundação Cultural de Curitiba e apoio do Banco do Brasil, foi constatado que o Canto de Trabalho, que era uma realidade factual até o século passado, foi, com o advento da mecanização, ?morrendo? no Brasil, para hoje se concentrar em algumas poucas comunidades brasileiras, e onde ele ainda existe, está profundamente ligado à atividade econômica de subsistência, onde a relação homem versus natureza tem profunda influência na vida do povo, traduzindo-se em riquíssimos cantos folclóricos.

A leitura, compilação e conseqüente compreensão dessa pesquisa resultaram na estruturação de uma vivência, que será compartilhada com o público numa seqüência entendível, agora não mais somente ao pesquisador, mas ao cidadão comum, alvo da divulgação do legado do fato folclórico.

O espetáculo Vivência Cantos de Trabalho tem duração aproximada de uma hora e meia e envolve cerca de 30 profissionais de diversas áreas. Consiste na execução de obras originais e canções do folclore nacional de compositores como Villa-Lobos, Dorival Caymmi, José Geraldo de Souza, e de melodias inéditas coletadas, harmonizadas e trabalhadas especialmente para o espetáculo por integrantes do conjunto. As canções serão apresentadas em coro e por solistas, desde o canto uníssono até o polifônico, com acompanhamento de instrumentos de percussão tão característicos da nossa cultura. Há também uma coreografia especialmente desenvolvida a partir da observação, e o cenário reproduzirá o ambiente pesquisado. O público será convidado a participar da vivência, interagindo com o elenco artístico num determinado momento. A Vivência abre e fecha com obras do mestre Heitor Villa-Lobos. Inicia com Heranças da nossa raça, texto de Paula Barros, discorrendo sobre as características do trabalhador brasileiro de Norte a Sul, e conclui com Invocação em defesa da Pátria, em pungente solo pela soprano Ana Luísa Vargas. Com texto de Manuel Bandeira, essa obra é um canto cívico religioso em favor da Nação. Além das apresentações oficiais, o espetáculo será levado a escolas, ruas de cidadania, asilos e hospitais, visando a inserção social e cultural de comunidades menos privilegiadas. As Vivências serão realizadas durante o mês de maio de 2005, em alusão ao Dia do Trabalho, homenageando o cidadão trabalhador. 

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