Livro-agenda homenageia Adoniran Barbosa

Um passeio pela vida do cantor paulista Adoniran Barbosa (1910-1982), da infância de João Rubinato (como foi batizado) até o sucesso na música e nas artes cênicas, como ator de telenovelas, cinema e radionovelas.

Assim é o livro-agenda Anotações com arte – Adoniran Barbosa, que foi lançado no último mês e que marca o início das comemorações do centenário do artista, em 2010. Idealizada pelo empresário e produtor cultural Fred Rossi, a obra estará disponível nas livrarias brasileiras a partir do próximo final de semana.

“A intenção do livro-agenda é homenagear Adoniran, que foi um grande nome da arte brasileira. Em 2010, serão comemorados os cem anos de nascimento do artista, que proporcionou grandes contribuições à música. Através do livro-agenda, as pessoas poderão conhecer parte de sua vida e obra”, diz Fred, que também assina o projeto gráfico da publicação, ao lado de Paulo Hardt.

A abertura do livro-agenda é feita pela filha de Adoniran, Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa. Os textos foram elaborados pelo jornalista Wladimir Soares, com edição do ator e dramaturgo Oswaldo Mendes.

A obra também contém entrevistas com pessoas que marcaram a vida do cantor, como Sérgio Rosa (do grupo Demônios da Garoa), a atriz Eva Wilma (com que trabalhou na versão de 1973 da novela Mulheres de areia) e o amigo Ernesto Paulelli (homenageado na música Samba do Arnesto).

“Organizamos o livro em apenas dois meses, um tempo considerado recorde para montagem de textos, criação e elaboração do projeto gráfico. Na hora de organizar as entrevistas, procuramos escolher pessoas que tiveram grande representatividade na vida e na carreira de Adoniran”, afirma Fred.

A coleção Anotações com arte já prestou homenagens a Vinicius de Moraes (2003), Chico Buarque (2005/2006) e a Tom Jobim (2007), além de ter um especial sobre os 50 anos da Bossa Nova, em 2008, que teve como destaque a cantora Nara Leão.

Voltar ao topo