Livro abrange os benefícios das frutas

Os princípios ativos contidos nas frutas podem bloquear e até curar doenças. O químico e fitologista, Lelington Lobo Franco, explica isso em seu novo livro: Frutas-Caminho para Saúde (R$ 20,00, 156 páginas, Editora Vozes). Franco, que escreve aos domingos em O Estado, mostra na obra que os benefícios das frutas vão além de seus minerais e vitaminas, como pensa a maioria das pessoas.

Franco afirmou que a obra faz referência a cerca de oitenta frutas. Cada capítulo destinado a uma fruta, mostra informações básicas sobre ela, suas propriedades terapêuticas, uma consulta rápida onde o autor explica as vantagens de sua ingestão -, e uma receita com o uso da fruta. “A uva, por exemplo tem como princípio ativo o resveratrol, que ajuda a evitar o infarto e o derrame cerebral”, destacou, lembrando que a ingestão diária de um copo de vinho tinto é bom para saúde. “Isso para pessoas mais magras. Aqueles um pouco acima do peso devem tomar suco de uva”, revelou.

Segundo o fitologista, todos deveriam comer ao menos cinco espécies de frutas por dia. “Cada fruta trará um vantagem diferente ao organismo”, salientou.

O abacate é recomendado por Franco por possuir o bom colesterol. “Ele tem clutationa, que combate trinta espécies de elementos cancerígenos”, disse, lembrando que o tomate também serve como prevenção contra vários tipos de câncer. “Essa prevenção vem do licopeno. É justamente esse princípio ativo que dá o vermelho no tomate, assim como na polpa da melancia”, explicou.

Franco disse que todas as frutas são boas, mas escolheu suas cinco preferidas. “Abacate, limão, banana, tomate e melancia”, afirmou.

Voltar ao topo