Litografia ganha destaque na Oficina de Gravura

 

O Museu da Gravura, no Solar do Barão, oferece no mês de janeiro e até o começo de fevereiro, uma oficina intensiva de Litografia. Sob a orientação da gravadora Juliana Leonor Kudlinski, as aulas acontecem de 9 de janeiro a 3 de fevereiro de 2012, de segunda a sexta-feira, das 14h30 às 17h30, na Rua Carlos Cavalcanti, 533, Centro.

Cada turma terá no máximo dez integrantes. As inscrições custam R$ 40,00 e podem ser feitas no local. Informações pelo telefone (41) 3321-3373.  A oficina é dirigida a alunos iniciantes, com idade a partir de 18 anos, ou para quem quer aprimorar esta técnica de gravura.

Técnica

Os alunos receberão informações para o entendimento do processo gráfico (granitagem, gravação da imagem, acidulação, impressão e cuidados básicos com o papel) e a leitura do trabalho realizado. A oficina também permitirá compartilhar o talento da artista Juliana Leonor Kudlinski, que acumula diversas premiações em exposições coletivas e individuais.

Os participantes terão contato com a linguagem artística da litografia, uma técnica de impressão que utiliza pedra calcária de grão muito fino e baseia-se na repulsão entre a água e as substâncias gordurosas. Ao contrário das outras técnicas da gravura, a litografia é planográfica, ou seja, o desenho é feito por meio da gordura aplicada sobre a superfície da matriz, e não por fendas e sulcos, como na xilogravura e na gravura em metal.

Serviço
Oficina intensiva de Litografia orientada por Juliana Kudlinski
Data e horário: de 9 de janeiro a 3 de fevereiro de 2012, de segunda a sexta-feira, das 14h30 às 17h30.
Local: Museu da Gravura de Curitiba (Solar do Barão – Rua Carlos Cavalcanti, 533 – Centro)
Inscrições gratuitas, feitas no local
Informações: (41) 3321-3373

Voltar ao topo