Literatura e arte na Praça Osório

Muita conversa produtiva foi reservada para o último final de semana da 1.ª Feira de Rua do Livro de Curitiba, que terá a visita dos jornalistas Fernando Molica e Carlos Heitor Cony, e do escritor nordestino Antonio Torres. Hoje a programação começa com a autora e ilustradora Márcia Széliga, que autografa seus livros O perfume do mar e Do céu ao céu voltarás, no estande da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil.

A partir das 10h30, no palco armado em frente ao chafariz da praça, a diretora de teatro Fátima Ortiz, a contadora de histórias Cléo Busatto e o jornalista Carlos Heitor Cony terão um dedo de prosa com a jornalista e mestre em Educação, Joanita Ramos. O público também poderá participar da conversa. As duas artistas curitibanas falam sobre as relações entre literatura, dramaturgia e contação de histórias, na última entrevista do Prata da Praça, evento criado para colocar os autores locais em contato com o público durante a feira. Com Carlos Heitor Cony, o foco do bate-papo será sua trajetória como escritor.

Sábado

A programação cultural de amanhã começa às 10h, com contação de histórias coordenada pela Casa do Contador de Histórias de Curitiba, e às 11h a companhia de atores profissionais Pé no Palco vai apresentar O conto da Ilha Desconhecida, texto de José Saramago transposto para o teatro sob direção de Fátima Ortiz.

Domingo

No domingo, o Prata da Praça é substituído pelo Prata do Momento, espaço que foi deixado propositadamente em branco na agenda inicial da feira. ?Achamos que combinaria com o espírito democrático do evento deixarmos um ?vazio? em que pudéssemos acolher autores que sejam uma surpresa para o público, fosse algum autor consagrado ou um talento descoberto no decorrer da feira?, explica Sueli Brandão, presidente do Instituto da Educação e do Livro e organizadora da feira.

Entre os nomes mais prováveis para compor o Prata do Momento, estão Antonio Torres, autor de Meninos, Eu conto e Carta ao bispo (Record), entre outras obras, Fernando Molica, autor de Dez reportagens que abalaram a ditadura (Record), e Priscila Prado, poeta curitibana ainda pouco conhecida, mas que encontrou na feira boa receptividade para os seus poemas, editados de forma independente.

Serviço:

A Feira de Rua do Livro de Curitiba permanece até domingo na Praça General Osório, Centro. O horário é das 8h às 20h. Mais informações no site www.institutofeiradolivro.com.br.

Voltar ao topo