Júlia Lemmertz volta ao teatro

O espetáculo Rastro de luz -Molly Sweeney, com a atriz Júlia Lemmertz, protagonista da peça, fez duas participações pelo Festival de Teatro, ontem e anteontem. Inspirado em um caso narrado pelo neurologista Oliver Sacks, o texto de Brian Friel, com tradução de João Bethencourt, fascina pela desenvoltura do tema e pela densa caracterização dos personagens. Com direção de Celso Nunes; elenco formado por Ednei Giovenazzi, Orã Figueiredo e o retorno de Júlia Lemmertz, após cinco anos afastada dos palcos, ao término das duas horas de espetáculo uma parcela do público chegou às lágrimas com a história de Molly Sweeney.

Logo que as luzes se apagam e os holofotes apontam para os atores, drama e comédia se misturam para revelar o caminho que a protagonista iria trilhar. De cara Molly Sweeney (Júlia Lemmertz) inicia a peça falando sobre sua vida e um universo de amigos, família e pessoas que lhe marcaram a vida. Molly tem 41 anos e não enxerga desde os dez meses de idade. A personagem é uma mulher doce, apaixonada pela vida, que divide seus dias entre a clínica onde trabalha e sua casa, onde vive com Frank (Orã Figueiredo), seu marido. No palco o trio se completa com o meticuloso Dr. Rice (Ednei Giovenazzi), um importante médico que vê em Molly sua chance para recuperar a reputação profissional.

Molly encerra uma frase, a iluminação corta para Dr. Rice, que numa narrativa apurada e corrida conta a história de sua paciente Molly e de sua própria vida. Logo que Frank abre a boca, com ótimas tiradas e arrancando gargalhadas da platéia, três diferentes personagens intimamente ligados contam o drama de uma mulher que após toda uma vida seguida por meio de quatro sentidos tem seu destino transformado depois de uma intervenção cirúrgica para recuperar a visão.

Espetáculo acabado, uma merecida salva de palmas, e antes de o público deixar a platéia do Guairinha a atriz Júlia Lemmertz finalizou: ?Agradeço a todos por terem vindo à peça, esse festival é maravilhoso e só peço uma coisa: que vocês cuidem do Teatro Guaíra e do Guairinha, que são um grande patrimônio e merecem todo o cuidado e atenção?.

Voltar ao topo