Joinville se prepara para o 24.º Festival de Dança

O Festival de Dança de Joinville chega, em 2006, à 24.ª edição como um dos mais completos eventos do gênero no Brasil e na América Latina, reunindo variados aspectos da dança. O evento começa na próxima quarta-feira e segue até o dia 29. Mantido com o apoio de patrocinadores e promovido pelo Instituto Festival de Dança de Joinville, o evento reúne mais de 4 mil participantes diretos e atrai público superior a 200 mil pessoas, o que inclusive lhe valeu a citação como o Maior Festival de Dança do Mundo no Guinness Book de 2005.

Na parte competitiva, mais do que avaliar e julgar, a coordenação artística e o júri promovem reuniões com os participantes na manhã seguinte às apresentações, mostrando aos coreógrafos e bailarinos pontos que foram considerados positivos e críticas construtivas sobre o que pode ser melhorado. Um exemplo de resultado positivo dessa iniciativa está no gênero Jazz, que se encontrava aquém das expectativas, e na edição de 2005 foi considerada a maior surpresa do evento pela qualidade dos trabalhos apresentados.

A questão educativa também é destaque, seja com os cursos e oficinas com fins de aperfeiçoamento profissional, ou com a preocupação de trazer para as noites especiais – Abertura e Gala – espetáculos que sejam montagens completas de balés consagrados, como Coppélia, em 2004, com o Ballet do Teatro Colón, ou diferenciados, como o Ballet Nacional da Polônia Mazowsze, em 2005, considerado um dos melhores grupos folclóricos do mundo.

Perto de completar 25 anos, o festival é uma referência nacional e internacional para quem vivencia a dança. Por seu palco passaram jovens bailarinos e coreógrafos que hoje se destacam profissionalmente.

Com o passar do tempo, o evento cresceu, tornando-se um grande guarda-chuva, com eventos e atividades simultâneas, da realização de mostras até a realização de cursos, oficinas e atividades para a discussão de temas relacionados à dança, proporcionando um rico intercâmbio entre os participantes, que vêm de todos os cantos do Brasil e do exterior.

Para acomodar esta programação, o festival passou dos cinco dias da primeira edição para os atuais onze.

Neste ano, a primeira noite do Festival de Dança de Joinville traz para o palco do Centro de Eventos Cau Hansen espetáculos que se destacam pela qualidade técnica e artística. Este ano é a vez do Ballet do Teatro Municipal do Rio de Janeiro mostrar o espetáculo A Criação, coreografado por Uwe Scholz e dançado ao som do austríaco Franz Josep Haydn, no dia 19, a partir das 20h.

A coreografia conta a criação do mundo, envolvendo e emocionando o público por duas horas com beleza e intensidade. Para o festival, a montagem terá o corpo de baile, solistas e bailarinos principais do elenco, além de produção completa. A montagem é considerada um marco para a coreografia neoclássica européia e foi realizada pela primeira vez fora da Europa pelo Ballet do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. A estréia no Brasil foi em setembro do ano passado e permanece como destaque nesta temporada.

Em oito noites competitivas, o palco do Centro de Eventos Cau Hansen recebe diversos grupos do Brasil e do exterior selecionados para apresentar trabalhos em sete gêneros: Balé Clássico de Repertório, Balé Clássico, Dança Contemporânea, Sapateado, Jazz, Dança de Rua e Danças Populares.

Voltar ao topo