John e Yoko movimentaram Natal há 35 anos

Há 35 anos, no Natal de 1969, onze cidades do mundo receberam outdoors que diziam War is over if you want it – Happy christmas from John & Yoko (A guerra acabou se você quiser – Feliz Natal de John & Yoko). Foi o ponto alto de uma campanha do beatle John Lennon e de sua mulher, a artista plástica Yoko Ono, pela paz mundial num momento em que a guerra do Vietnã ocupava as manchetes e multidões se mobilizavam contra o conflito.

O rock vivia a ilusão de que podia ajudar a mudar o mundo. Foi o ano de Woodstock, que pareceu na época a pedra fundamental desta utopia. Naquele ano, Lennon criou dois slogans que se tornaram bandeiras do pacifismo, Give peace a chance (Dê uma chance à paz) e Ar is over if you want it, ambas populares até hoje, com aproximadamente 75 mil entradas no site de pesquisa Google.

Não faltam usos equivocados destes slogans, como aconteceu há dois anos no local onde ficava o World Trade Center, em Nova York, durante cerimônia de lideranças conservadoras, que pediram uma chance à paz quando queriam exatamente o contrário: carnificinas como acontecem no Afeganistão e no Iraque.

John conheceu Yoko em 1968 na Galeria Indica, em Londres, onde ela expunha seus trabalhos experimentais. Os Beatles já sofriam o desgaste interno que os levariam à dissolução em abril de 1970, daí John se engajou na luta contra a guerra ao lado de Yoko. Quando se casaram em março de 1969 no rochedo de Gibraltar, uma possessão inglesa na costa da Espanha, os dois resolveram canalizar toda a publicidade em torno do casamento de um beatle para a causa da paz mundial, passando a lua-de-mel na cama de uma suíte no Hotel Hilton de Amsterdã, no que chamaram de Bed in for peace (Na cama pela paz).

E mais: "Henry Ford sabia como vender automóveis através de anúncios. Eu estou vendendo a paz, eu e Yoko somos simplesmente uma grande campanha publicitária. Isto pode fazer as pessoas acharem graça, mas também pode fazê-las pensar. Na verdade, somos o sr. e a sra. Paz," disse ele. Esta menção às pessoas acharem graça é porque o casal começou a ser ridicularizado na imprensa por protestar na cama, sem dúvida mais confortável do que marchar pelas ruas como faziam milhares de manifestantes.

Também houve muitos insultos de natureza racista, dirigidos contra Yoko Ono. John deixara a loura inglesa Cynthia Powell por ela e o inferno desabou sobre o casal, com as fãs dos Beatles e a imprensa desancando a "japonesa horrorosa", que mais adiante levaria a culpa até pela separação dos Beatles.

O casal soube segurar o tranco e foi em frente com uma agenda agitada durante todo o ano. Lançaram os filmes experimentais Rape (Film nº 6) e Self portrait, sempre falando à imprensa sobre a paz, na segunda vez de dentro de um saco, o chamado Bagism. Em abril eles lançaram o Sementes pela paz, enviando sementes de carvalho a 50 lideranças mundiais para que fossem plantadas como símbolos da paz. Na época, Lennon estava proibido de entrar nos Estados Unidos por causa de uma prisão por posse de haxixe em outubro de 1968 em Londres.

Era apenas o primeiro choque dele com o governo conservador de Richard Nixon que, no começo dos anos 70, tentaria expulsá-lo da América, depois de John ter conseguido finalmente o visto de entrada. No segundo semestre, ele lançou o single solo Cold Turkey, os dois participaram de um concerto pela paz em Toronto, lançado no disco Live peace in Toronto. Com os Beatles ele lançou o single The ballad of John and Yoko e o álbum Abbey Road.

O segundo Bed in de 1969 aconteceu em maio, na cidade de Montreal, Canadá, onde John chegou a ser detido na alfândega, mas conseguiu uma permissão especial de 10 dias, sete dos quais passados na cama. Nessa ocasião John, Yoko e um bando de amigos, entre eles o papa do psicodelismo Timothy Leary, gravaram num equipamento portátil a canção que viraria hino com seu refrão mântrico (All we are saying is) Give peace a chance. "Nós todos somos responsáveis pela guerra. Temos que fazer alguma coisa, não importa o que – deixando o cabelo crescer, ficando em pé numa perna só, fazendo bed-ins – para mudar essa atitude. As pessoas têm que perceber que fazem parte disso tudo??, disse John.

Em dezembro, John e Yoko voltaram ao Canadá, desta vez em Toronto, para anunciar um grande festival de música para três a cinco de julho de 1970 destinado a promover a paz. John delirou na entrevista coletiva, convocando o mundo inteiro a participar da Votação Internacional da Paz. Assim que se chegasse a 20 milhões de votos, ele mandaria tudo para o governo americano em Washington no que chamou de "mais um passo positivo??. Ele sugeriu que o festival fosse a fundação de uma nova era, o Ano Um D.P., depois da Paz. Naquele mesmo dezembro aconteceu a campanha dos outdoors.

Voltar ao topo