Janos Acs regerá a Orquestra Sinfônica do Paraná

Janos Acs, o maestro dos três tenores – Luciano Pavarotti, Plácido Domingos e José Carreras – estará regendo a Orquestra Sinfônica do Paraná durante dois dias. As apresentações serão no domingo (03), às 10h30 e segunda-feira (04), às 20h30, no Guairão.

Além do maestro, mais dois grande nomes da música estarão juntos no palco: Krzysztof Pełech, violonista e Tânia Camargo Guarnieri, violinista. Os dois serão solistas nas obras: Concerto duplo para Violino e Violão e Orquestra, Op. 112 ? Chamego ? première mundial, de Jaime Zenamon.

Serão apresentadas ainda as obras: Spiragli – première mundial, escrita no ano passado, por Roberto Andreoni. Variações Sinfônicas sobre tema popular húngaro ? O vôo do pavão, de, Zoltán Kodály (1882-1967) e Sinfonia No. 4 (Brasília), de Camargo e Guarnieri (1907-1993).

Esta é a segunda vez que Janos Acs rege a OSP, a primeira vez foi em novembro de 2004. Natural da Hungria, ele é hoje um dos grandes nomes da atualidade. Além de trabalhar com os três maiores tenores do mundo: Luciano Pavarotti, Plácido Domingos e José Carreras, é também diretor musical da Orquestra Sergio Failoni da Ópera Nacional da Hungria e titular da Orquestra Sinfônica da Hungria. Ele acumula o cargo de professor da Academia Musashino de Música de Tókio.

Sua especialidade é nas tradicionais óperas italianas, já trabalhou com Carlo Maria-Giulini e Francesco Molinar-Pedrelli. Regeu as óperas de Bellini e Puccini e 16 óperas de Verdi. Foi professor do Conservatório de Música de Verona e do GB Viotti de Vercelli. Em seu repertório constam cerca de 150 obras entre óperas e sinfônicas. Entre suas inúmeras apresentações constam obras do músico brasileiro Carlos Gomes.

Solistas

Tânia Camargo Guarnieri , violinista, brasileira e Krzysztof Pełech, violonista, polonês, reconhecidos internacionalmente, serão os solistas da obra Chamego, escrita por Jaime Zenamon, compositor brasileiro que hoje vive na Itália. A obra contém uma fusão de ritmos da música afro-brasileira e da América Central. Segundo o compositor, a música escrita para Violino e Violão é uma das poucas obras que realiza esta combinação entre os dois instrumentos.

O violonista, Krzysztof Pelech, 35 anos, considerado um dos melhores guitarrista clássico polonês, é um dos mais ativos de sua geração. Realiza uma média de sessenta concertos por ano, entre recitais, música de câmara, e solos. Toca nos ensembles Kris e no duo de Yarema (Krzysztof Pelech & Jarema Klich – dueto clássico de guitarra); Duo Guitarinet (Jan Jakub Bokun – clarinet & Krzysztof Pelech – guitar); e Tango Polacco (Piotr Rangno – acordeão & Krzysztof Pelech – guitarra). Pelech apresentou-se em quase todos os países europeus, nos EUA, no Brasil, na África do Sul, Egipto, Singapore, Malaysia, e no Chile. É o co-fundador e o diretor artístico do International Guitar Festival Guitara de Wroclaw desde 1998, ainda, criador e o diretor artístico do Krzyżowa Summer Guitar Course). Gravou dez CDs na Polônia, Inglaterra, república Checa, Alemanha e nos EUA. O primeiro álbum gravado foi com o Duo Guitarinet.

Tânia Camargo Guarnieri ? violinista, filha do músico Camargo e Guarnieri é uma das referências da música no Brasil. Tem se apresentado por todo o Brasil como recitalista e solista de várias orquestras, entre as quais a Orquestra Sinfônica de Belo Horizonte, a Orquestra Sinfônica da USP, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, a Sinfonia Cultura a Orquestra Sinfônica do Paraná sob a regência de renomados maestros, como Eleazar de Carvalho, M. Camargo Guarnieri, Ernest Mahle, Alessandro Sangiorgi.

Desde 1996 reside na Itália, onde desenvolve sua carreira como solista e em vários Grupos de câmara: em especial com o Duo Henosis (Violino e violão). Realizou tournèes na Europa, Estados Unidos e Brasil, obtendo o aplauso do público e da critica especializada. Sua discografia inclui um CD com as Sonatas para violino e piano de M. Camargo Guarnieri, em duo com a pianista Lais Brasil, e o CD \"Henosis\" com músicas de N. Paganini e M Camargo Guarnieri.

Serviço:
Maestro dos três tenores rege Orquestra Sinfônica
Local: Guairão
Data: domingo (03) ? 10h30
Segunda-feira (04) ? 20h30
Ingressos: R$ 5,00

Voltar ao topo