Intercâmbio artístico

Até o dia 21 de janeiro, pessoas ligadas à área artística poderão se inscrever para o Artist Links, programa de residências artísticas promovido pelo British Council e Arts Council England. Na última seleção, foram selecionados 13 projetos, sendo oito brasileiros e três, britânicos. Outras pesquisas já estão em andamento.

Como explica a gerente do programa, Roberta Mahfuz, o objetivo do Artist Links não é promover o trabalho dos artistas, mas sim estimular a pesquisa e criar uma rede de colaboração entre artistas brasileiros e britânicos. ?A idéia é buscar artistas que vivem ou trabalham no Brasil ou na Inglaterra há pelo menos cinco anos. Eles devem apresentar propostas que tenham um fator de relevância no outro país, o porquê do fazer essa busca na Inglaterra?, explicou. Ela disse ainda que não há um tempo específico para que as pessoas fiquem no outro país, o que importa é desenvolver a pesquisa com eficiência. Mas em geral, segundo ela, os artistas têm se dedicado de três a quatro meses ao projeto.

O valor custeado pelo British Council e pela Arts Council Inglaterra varia de três a oito mil libras. As propostas são selecionadas por membros dos dois órgãos, e também por artistas de cada área, como por exemplo música, artes cênicas, dramaturgia, live art, literatura, artes visuais, novas mídias e dança. Na última rodada, foram selecionados artistas de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Informações estão disponíveis no site www.artistlinks.org.br ou www.britishcouncil.org.br. A documentação pode ser enviada pelo e-mail artistlinks@britishcouncil.org.br.

O programa funcionou durante três anos entre Inglaterra e China, mas foi finalizado em 2004. Depois disso, no final de 2006, a idéia chegou ao Brasil. Entre os artistas selecionados estão a mineira Maria Leite, que desenvolveu os bonecos da minissérie Hoje é dia de Maria, além do artista Fabiano Marques, de São Paulo, que se dedicou a pesquisar conceitos da economia e história para então aplicá-los na arte.

Voltar ao topo