Imortais lançam Em cena Decisivo

Sábado, dia 24, Curitiba vai receber quatro imortais da Academia Brasileira de Letras (ABL): Carlos Heitor Cony, Lygia Fagundes Telles, Moacyr Scliar e Nélida Piñon. Os escritores participam da 2.ª edição do livro Em cena Decisivo. Além de possibilitar o contato dos estudantes do ensino médio com os renomados escritores, o evento visa discutir os dez livros do vestibular 2006 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) segundo a análise de Cony, Telles, Scliar e Piñon, e dos professores de literatura do Colégio Decisivo.

O evento tem por objetivo principal a complementação do preparo dos alunos do pré-vestibular que visam a UFPR, mas a iniciativa vem surpreendendo e atendendo a outros propósitos. O Decisivo pretende também estimular o gosto pela literatura, tarefa mais difícil a cada dia para pais e mestres. ?É inegável que o aluno, ao vivenciar um evento como esse na presença destes escritores, é motivado não só a passar no vestibular, mas a ser um bom leitor?, comenta o professor Ubajara Índio do Brasil von Linsingen, diretor do Curso e Colégio Decisivo. Com base no retorno dos alunos que participaram da edição anterior, o professor conta que alguns acadêmicos da UFPR, ex-alunos Decisivo, fazem questão de continuar participando do evento. ?Para o Decisivo, o livro Em cena tem sido uma coroação de um extenso trabalho realizado desde o ensino médio, quando os estudantes puderam ler os livros e puderam discutir em sala de aula seu conteúdo?, reforça o professor.

Carlos Heitor Cony é o grande incentivador da proposta. O escritor participa das atividades do Decisivo desde 2000, quando esteve pela primeira vez em Curitiba a convite do colégio. Lygia Fagundes Telles é autora de uma das obras selecionadas para o vestibular 2006 da UFPR (Seminário dos ratos).

Nélida Piñon participou da edição passada do livro Em cena Decisivo. ?A receptividade a sua apresentação foi tamanha que os alunos a aplaudiram de pé por mais de 5 minutos?, recorda o professor Índio do Brasil von Linsingen. E, por fim, Moacyr Scliar, ?que é um dos mais recentes imortais da Academia Brasileira de Letras e tem uma história literária relevante?, diz Linsingen.

O evento encerra-se com uma mesa-redonda com os quatro escritores e os professores Juarez Poletto e Caibar Magalhães JR do Curso Pré-Vestibular Decisivo sobre o tema Literatura e Sociedade.

Voltar ao topo