Homenagem ao maestro Waltel Branco abriu a Corrente Cultural

Uma comovente homenagem ao músico paranaense Waltel Branco abriu oficialmente a Corrente Cultural 2013, neste sábado pela manhã (9), nas escadarias da Universidade Federal do Paraná, na Praça Santos Andrade. Músicos, fãs e autoridades se reuniram e fizeram uma surpresa ao maestro e arranjador. Quando chegou à praça, ele foi recebido com palmas pelos presentes que, em seguida, cantaram a canção “Estrela”, uma das inúmeras composições do músico, que tem 83 anos.

 

Durante a homenagem, o prefeito Gustavo Fruet disse que o evento representa o espírito da Corrente Cultural de 2013. “O reconhecimento ao Waltel Branco deixa claro que pretendemos dar prioridade aos nossos artistas. É uma justa homenagem para um músico paranaense, que é referência para várias gerações. Curitiba agradece a ele”, disse.

 

Waltel Branco nasceu em Paranaguá, em 1929. Fez carreira internacional e é considerado o principal nome da música no Estado. Maestro, compositor, arranjador, violonista, guitarrista, produtor, professor é considerado um músico completo. Com um histórico de atuação nacional e internacional, trabalhou com artistas como Henry Mancini, Quincy Jones, Dorival Caymmi e Djavan, além de responder por trilhas musicais de dezenas de novelas. Em parceria com Mancini, compôs a sua canção mais famosa, a trilha da Pantera Cor de Rosa.

“O Waltel é a alma da Corrente Cultural, que tem a ideia de fazer com que Curitiba se reencontre com seus artistas. Prova disso é que abrimos espaço para mais de 50 bandas curitibanas na edição deste ano. Ao homenageá-lo, nós homenageamos a todos os que fazem e vivem da arte nesta cidade”, disse o Marcos Cordiolli, presidente da Fundação Cultural de Curitiba.