Homenagem a Curitiba por Camões

A exposição de Eduardo Camões em homenagem a Curtiba abre hoje e vai até 7 de outubro, na Galeria Helena Fretta, na Av. Sete de Setembro 6248 – bairro Seminário – Curitiba. Aberta de segunda a sexta de 10 às 18h e no sábado de 10 às 13h. Essa exposição retrata, em pinturas do artista e historiador Eduardo Camões, como era a nossa cidade há mais de cem anos atrás, como se entrássemos em uma máquina do tempo e visualizássemos uma Curitiba ainda agreste e sem poluição, com todas as suas cores luminosas e vida tranqüila.

A história

A origem da palavra Curitiba está relacionada a sua terra, pois Kuritiba, em tupi-guarani, significa pinhal, árvore típica da região. A história da cidade inicia-se no século XVII, quando os portugueses bandeirantes, a partir de Paranaguá, trilharam os primeiros caminhos, rasgando e subindo a Serra do Mar, à procura de ouro de aluvião.

Em 1693, então uma vila, foi o elo essencial do comércio de mercadorias carregadas, na época, em lombo de burros. Em 1843, torna-se uma cidade. Ao final do século XIX, Curitiba toma um novo impulso, com a implantação da estrada de ferro Paranaguá-Curitiba e a chegada de imigrantes europeus, que vieram ?fazer a América?. 

Voltar ao topo