Histórias da MPB para crianças, no Guairão

Noel Rosa, Pixinguinha, Assis Valente, Chiquinha Gonzaga, Donga e Adoniran Barbosa. Compositores que deram um alicerce para a MPB terão suas músicas cantadas e contadas no espetáculo Histórias da música popular brasileira para crianças, que tem única apresentação amanhã, às 20h, no Guairão (Praça Santos Andrade s/nº). O show – baseado no livro homônimo – comemora oito anos de atividades do Espaço Cultural Beto Batata e será apresentado por um coral de 24 vozes acompanhado por um regional de samba e choro formado por músicos do Rio de Janeiro e Curitiba, com destaque para a flautista japonesa Naomi Kunamoto. A direção musical e os arranjos têm assinatura do maestro Roberto Gnattali.

A direção geral do espetáculo é da professora Simone Cit, autora do livro-CD Histórias da música popular brasileira para crianças, que tem belíssimas ilustrações – feitas por colagens coloridas – de Iara Teixeira (que no dia do espetáculo estarão expostas no Teatro Guaíra). ?Esse trabalho nasceu da vontade de compartilhar com meus alunos de música a paixão que começou quando, ainda menina, eu ouvia encantada as vozes que saiam da minha pequena vitrola vermelha. No repertório não faltarão clássicos como o primeiro samba registrado, Pelo telefone (Donga e Mauro de Almeida), ou a marcha O abre alas (Chiquinha Gonzaga), passando por choros como O gato e o canário (Pixinguinha) e sambas do calibre de Conversa de botequim (Noel Rosa e Vadico).

No palco o coral será acompanhado pelos músicos Naomi Kunamoto (flauta e flautim), Rui Alvim (clarinete e clarone), Márcio Almeida ?Hulk? (cavaquinho), Luiz Flávio Alcofra (violão), Lucas Porto (violão de 7 cordas) e Fabiano Salek e Vina Lacerda (percussão). O show tem patrocínio da Mini Schin.

Serviço

Histórias da Música Popular Brasileira para Crianças. Show musical em comemoração aos oito anos do Espaço Cultural Beto Batata. Direção musical do maestro Roberto Gnattali. Quinta-feira, dia 24, às 20h, no Guairão (Praça Santos Andrade, s/nº). Ingressos, R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada: estudantes, idosos ou para quem doar um quilo de alimento não-perecível).

Voltar ao topo