Premiação

“Guerra Ao Terror” estreia com nove indicações ao Oscar

O longa-metragem “Guerra ao Terror” entra em cartaz no País na mesma semana em que recebeu nove indicações ao Oscar 2010, incluindo nas categorias de melhor filme e melhor diretor, para Kathryn Bigelow.

Ao lado de “Avatar”, forma a dupla que pode levar o maior número de estatuetas para casa. A obra de baixo orçamento, que foi lançada em DVD em 2009, ganha agora uma chance nas telas do cinema nacional.

A produção acompanha um grupo de soldados americanos que trabalha em uma divisão antibomba em Bagdá, no Iraque. A poucos dias de voltar para casa, o principal técnico de equipe morre no decorrer de uma missão. Para assumir a função, integra o time o destemido sargento William James, (Jeremy Renner, que concorre ao Oscar de melhor ator).

O excesso de confiança de James e o modo como ele desafia a morte causa estranhamento e atritos entre os colegas. Mas, aos poucos, a convivência faz com que cada um revele aspectos da sua história e consiga compreender melhor as ações individuais. O durão J.T. Sanborn (Anthony Mackie) sonha em ter um filho, enquanto o assustado Owen Eldridge (Brian Geraghty) teme a morte a cada nova operação.

Ao mesmo tempo em que mostra a ação quase realista do desarmamento de bombas, o filme trata do drama pessoal dos personagens, apresentando um panorama psicológico dos soldados. A história de “Guerra ao Terror” é inspirada na experiência real do jornalista e roteirista Mark Boal, que prestou serviço em uma unidade antibomba.