Guairinha completou 52 anos nesta semana

d2x.jpgO Guairinha, auditório Salvador de Ferrante, completou 52 anos, na terça-feira. A sala, que deu início ao complexo do Centro Cultural Teatro Guaíra, foi inaugurada em 19 de dezembro de 1954, pelo então presidente da República, Café Filho, e pelo governador do Paraná, Bento Munhoz da Rocha Neto. No dia 25 de fevereiro de 1955, iniciava a temporada de Vivendo em Pecado, de Terence Rattigan, da companhia Dulcina de Moraes, com Dary Reis, Sônia Morais e Carmen Silva no elenco.

Para manter o espaço em atividade, em 1956 o ator Ary Fontoura e Glauco Flores de Sá Britto criaram o Teatro Experimental Guaíra, que depois veio a se tornar o Teatro de Comédia do Paraná – o primeiro grupo oficial de teatro do Estado. O TCP, como era chamado, encenou dezenas de peças, entre elas Paraná Terra de Todas as Gentes, que inaugurou o Guairão, em 1974.

A temporada 2006 do Guairinha encerrou no domingo passado, com a apresentação do Teatro para o Povo e a Ópera do malandro, da II Mostra de Teatro da FAP. Entre os destaques da temporada estiveram as peças Molly Sweeney, drama com Júlia Lemmertz, e Diálogo dos pênis, com os atores Marcos Wainberg e Roberto Frota colocando o universo masculino em evidência. A cantora curitibana Thaís Gulin lançou seu primeiro CD, que estampa seu nome e traz composições próprias, de Tom Zé, Toquinho e Chico Buarque, entre outros.

Pesquisas realizadas pelo Instituto Bonilha e revista Amanhã, com mil moradores da capital e região metropolitana, registraram que o Guaíra foi citado por 55,5% dos consultados no item ?teatro??. O teatro está entre os ícones de lazer e cultura mais lembrados pelo público curitibano. O auditório reabre ao público na abertura da XXV Oficina de Música de Curitiba, dia 7 de janeiro, com a Camerata Antiqua. O auditório (Rua XV de Novembro, s/nº) tem 504 lugares, divididos entre platéia (324) e balcão (180). Mais informações no site www.tguaira.pr.gov.br.

Voltar ao topo