Grupo Arquétipos encena ?A Encruzilhada? no dia 28, em Cascavel

A história da colonização do município de Cascavel servirá de pano de fundo para a peça ?A Encruzilhada?, que o Grupo Arquétipos apresenta no dia 28 de outubro, às 20 horas, no estacionamento do Shopping West Side. A apresentação será gratuita e conta com o apoio da Prefeitura de Cascavel, através da Secretaria da Cultura.

Ao todo, 24 atores trabalham na peça sob a direção de Miguel das Neves. Entre seleção de atores, pesquisa e ensaios, o grupo trabalhou mais de três meses no espetáculo. ?O resultado é um resgate dos fatos que predominaram no início do povoamento do município, em 1928?, explica.

A idéia é inscrever o espetáculo no Festival de Teatro de Cascavel, além de mostras regionais e, a partir do próximo ano, iniciar uma série de apresentações.

História

O povoamento de Cascavel teve início em março de 1928, quando José Silvério de Oliveira, conhecido como Nhô Jeca, arrendou terras do colono José Elias, o primeiro habitante do povoado denominado Encruzilhada, que mais tarde, provavelmente em 1936, passou a ser chamado de Aparecida dos Portos pertencente a Foz do Iguaçu.

Milhares de colonos sulistas migraram para o local quando o ciclo da erva-mate já estava extinto, dedicando-se ao corte da madeira, substituindo árvores por grandes lavouras de cereais e a criação de suínos. Em 1938, já com a denominação de Cascavel, elevou-se a Distrito. A lenda conta, que o nome Cascavel, surgiu por causa de um grupo de colonos que quando ali pernoitavam, foram acordados pelo ruído de um ninho de cobras cascavel.

A notícia se espalhou e o local ficou conhecido como simplesmente Cascavel. Em 14 de dezembro de 1952 Cascavel torna-se Município, no auge do ciclo da madeira e das empresas colonizadoras.

Serviço:
Evento: Espetáculo ?A Encruzilhada?
Data: 28 de outubro
Local: Estacionamento West Side
Horário: 20 horas
Informações: 9116-5617

Voltar ao topo