Grandes telas de artistas brasileiros estão no Museu Oscar Niemeyer

Trinta grandes obras de artistas plásticos brasileiros estão sendo exibidas na exposição Arte em Metrópolis, que abriu ao público no dia 11 no Museu Oscar Niemeyer. A mostra é o resultado da iniciativa inédita da TV Cultura de São Paulo que instituiu uma nova concepção cenográfica para o programa Metrópolis.

Dedicado à divulgação de informações sobre teatro, cinema, dança, literatura, festas folclóricas regionais e outras expressões culturais do País, o programa também privilegia as artes plásticas.

A cada mês um artista é convidado a exibir seus trabalhos, para que sejam utilizados de cenário ao apresentador e, eventualmente, a um entrevistado. Para alguns dos autores participantes as obras, são as maiores já produzidas, formatadas em painéis de três a quatro metros. Depois de exibidas, uma das obras fica em doação para o acervo da Fundação Padre Anchieta.

Há 18 anos, quando o sistema pioneiro foi implantado, na gestão do presidente da Fundação, Roberto Muylaert, as tintas e o tecido da tela para os artistas eram fornecidos pela emissora. A fórmula de utilizar obras inéditas, a maioria de artistas brasileiros, prosseguiu na gestão de Jorge Cunha Lima e atualmente foi ampliada pela nova gestão do presidente Marcos Mendonça. Ao longo desse período, a Fundação Padre Anchieta amealhou um significativo acervo de obras inéditas, que atualmente soma cerca de 160 obras de grande porte.

No acervo, figuram artistas de diversas tendências e de qualidade reconhecida como Amélia Toledo, Ana Maria Tavares, Antonio Dias, Antonio Lizarraga, Artur Omar, Beatriz Milhazes, Carmela Baravelli, Luiz Sacilotto, Macaparana, Nido Campolongo, Paulo Pasta, Sergio Romagnolo, Tomie Ohtake e Vicente Kutka, que estarão presentes da mostra. ?É um dos maiores, talvez o maior acervo de Arte Contemporânea do País?, afirma o chefe de redação do programa Hélio Goldsztejn, que também se dedica ao papel de curador da mostra Arte em Metrópolis.

Segundo ele, é uma ?grande satisfação? partilhar com o público o resultado dessa iniciativa da TV. ?Nosso principal objetivo é divulgar as obras dos artistas brasileiros, que conseguiram sair dos limites das galerias e dos museus. E de uma forma inédita, porque as obras foram feitas para um cenário e depois é que foram parar nos museus.?

A primeira exposição do acervo da Fundação Padre Anchieta foi realizada em 2002, na Pinacoteca de São Paulo. Recentemente esteve no Instituto Tomie Ohtake e pela primeira vez é realizada fora de São Paulo, desta vez no Museu Oscar Niemeyer.

Serviço
Quando: 11/06 a 21/08
Onde: Museu Oscar Niemeyer
Endereço: Rua Marechal Hermes, 999
Centro Cívico ? CEP: 80530-230
Telefone: (41) 3350-4400
Horário: de terça a domingo, das 10h às 18h
Preços: R$ 4,00 adultos e R$ 2,00 estudantes identificados
(Crianças de até 12 anos, maiores de 60 e grupos de estudantes de escolas públicas pré-agendados não pagam)

Voltar ao topo