Forró de pé-de-serra curitibano

Que tal aproveitar um autêntico forró de pé-de-serra originário de Juazeiro do Norte na Bahia? É o que propõe a banda de forró Calamengau, que comemorou no mês de junho 24 anos de estrada.

Foi a partir da saudade do Nordeste e da reunião de amigos que o vocalista Maérlio Barbosa, mais conhecido como Ceará, criou o grupo Calamengau.

?A banda completou em junho muito mais que 24 anos de carreira. Hoje muita gente toca e aprecia o forró em Curitiba por causa do nosso trabalho?, diz Ceará.

Segundo o vocalista, quando chegou a Curitiba em 1984, o estilo não era bem aceito na capital. ?As pessoas fugiam do forró, por não conhecer. Eles achavam que nossas festas eram grandes bagunças, chegamos até a enfrentar a Prefeitura para poder tocar em feiras livres e divulgar nosso trabalho?, conta Ceará.

A banda tem como inspiração cantores como Orlando Silva, Luiz Gonzaga, Elza Soares, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, entre outros. ?O público que nos assiste é muito fiel, se tocamos Elza Soares ou Dominguinhos eles estão sempre festando?, conta Ceará.

O grupo apresenta-se todos os finais de semana no Espaço Cultural Calamengau, e reúne cerca de 800 entusiastas do forró de todas as classes e estilos. ?Aqui é um lugar sem diferenças, onde patrão encontra o empregado?, conta Ceará.

Amanha, a banda Calamengau encerra a programação de festa dos 24 anos de carreira com show de Oswaldinho do Acordeon. A casa abrirá às 22h com ingressos a R$ 15,00. O espetáculo faz parte do ciclo de forró junino, que o grupo faz todos os anos na mesma dada em que aniversaria.

Depois do show de Oswaldinho, a banda Calamengau sobe ao palco e continua a festa. Para encerrar as festividades, os forrozeiros terão um autêntico café-da-manhã nordestino. ?O café terá carne de sol com macaxeira, queijo coalho, manteiga na garrafa e diversos tipos de bolos com ingredientes nordestinos?, conta Ceará.

O espaço cultural Calamengau fica na Dr. Roberto Barrozo, 1190, no Alto São Francisco, em Curitiba.

Voltar ao topo